Rali da Alemanha: Época das vindimas no WRC

Por a 19 Agosto 2015 12:46

Arranca amanhã em Trier a nona prova do ano do WRc, o Rali da Alemanha, o primeiro rali convencional de asfalto da temporada. Depois de Monte Carlo e das suas especificidades com a chuva, a neve e o gelo, é na região de Trier que a Hyundai procura repetir o feito de 2014, em que obteve o seu primeiro (e único) triunfo no WRC, e Sébastien Ogier deseja, desde já, assegurar o terceiro título de campeão do mundo. Para isso, o francês tem de sair da prova com uma vantagem superior a 112 pontos sobre o segundo classificado.

A jornada alemã do campeonato mundial é conhecida pelos técnicos troços no meio das famosas vinhas daquela região junto à fronteira com a França e pelas especiais no campo militar de Baumholder. Thierry Neuville quer mostrar que o triunfo do ano passado não foi um acidente de percurso, enquanto Jari-Matti Latvala está focado em comprovar a sua rapidez em asfalto e manter a senda vitoriosa iniciada na Finlândia.

Citroën: Pilotos em xeque

As posições dentro da Citroën estão cada vez mais claras. Se de um lado Yves Matton já disse que os dois pilotos têm de mostrar serviço para garantirem um lugar na equipa em 2016, agora é a vez de Mads Ostberg assumir que ficar com a formação francesa é uma possibilidade mas com um contrato válido por mais do que uma temporada. A Citroën está em segundo no campeonato de construtores mas os responsáveis da equipa não estão satisfeitos com o rendimento dos seus pilotos. Na Alemanha, ambos têm mais uma oportunidade para comprovarem que têm valor. Já não restam muitas.

Hyundai quer repetir 2014

O Rali da Alemanha da época transata foi histórico para a Hyundai. Pela primeira vez, o construtor sul-coreano venceu no WRC. E logo com uma dobradinha. Mas desde então, o i20 WRC não tem sido capaz de bater os Volkswagen e a marca está atrás, inclusivamente, da Citroën no campeonato de construtores. Por isso, os responsáveis aumentam a aposta nesta prova de asfalto e inscrevem quatro carros. É a segunda vez que isso acontece. Para além de Thierry Neuville, que venceu a prova em 2014, Dani Sordo e Hayden Paddon, Kevin Abbring vai competir no Rali da Alemanha.

M-Sport tenta mais pódios

O objectivo da M-Sport é claro. Na Alemanha, a equipa liderada por Malcolm Wilson quer lutar pelos lugares do pódio. O responsável inglês assume essa posição como parte de uma estratégia definida no início do ano e fortalecida pelos bons desempenhos dos seus pilotos, nomeadamente Elfyn Evans, que esteve em bom plano nesta prova em 2014. Já Ott Tanak, sente falta de hábito pois não anda de WRC neste tipo de piso desde 2012. Ainda assim, o estónio acredita que os testes o ajudaram muito. A equipa já tinha testado na zona de Sanremo, Itália, e na semana passou cinco dias já na Alemanha a preparar a prova.

Volkswagen quer estrear-se a vencer… na Alemanha

Se há notícia nos últimos dois anos e meio no WRC é que a Volkswagen nunca ganhou o Rali da Alemanha. A jogar em casa, o fabricante alemão espera que à terceira seja de vez. A equipa inscreve os habituais três carros e se Sébastien Ogier pode já ser campeão pelo terceiro ano consecutivo, o responsável máximo da Volkswagen Motorsport, Jost Capito, assume que ambos os pilotos têm ambições de vencer nas estradas germânicas. Como tal, não há ordens de equipa para ninguém. No seio da formação, o objectivo é claro: garantir o primeiro triunfo na única prova do campeonato que ainda falta à Volkswagen. Se o conseguir, o fabricante de Wolfsburgo torna-se no primeiro construtor alemão a ganhar a prova desde que esta pontua para o campeonato do mundo.

Horário

Dia 1 (1ª parte) 5ª feira 20 de agosto

Partida oficial (Trier, Porta Negra) 19h00

Dia 1 (2ª parte) 6ª feira 21 de agosto

Assistência (Trier) 7h00

PE1, Sauertal 1 (14,84 km) 7h30

PE2, Waxweiler 1 (16,40 km) 8h43

PE3, Moselland 1 (23,34 km) 10h05

PE4, Mittelmosel 1 (13,67 km) 10h50

Assistência (Trier) 12h10

PE5, Sauertal 2 (14,84 km) 13h40

PE6, Waxweiler 2 (16,40 km) 14h53

PE7, Moselland 2 (23,34 km) 17h15

PE8, Mittelmosel 2 (13,67 km) 17h00

Assistência (Trier) 18h20

Dia 2 sábado 22 de agosto

Assistência (Trier) 5h10

PE9, Grafschaft 1 (18,35 km) 6h34

PE10, Bosenberg 1 (17,13 km) 8h02

PE11, Arena Panzerplatte 1 (2,87 km) 9h32

PE12, Arena Panzerplatte 2 (2,87 km) 9h45

PE13, Panzerplatte Lang 1 (45,61 km) 10h05

Assistência (Trier) 12h51

PE14, Grafschaft 2 (18,35 km) 14h31

PE15, Arena Panzerplatte 3 (2,87 km) 14h06

PE16, Panzerplatte Lang 2 (45,61 km) 16h26

PE17, Bosenberg 2 (17,13 km) 17h47

Assistência (Trier) 19h42

Dia 3 domingo 23 de agosto

Assistência (Trier) 5h10

PE18, Stein & Wein 1 (19,59 km) 6h10

PE19, Dhrontal 1 (14,08 km) 7h11

Assistência (Trier) 8h11

PE20, Stein & Wein 2 (19,59 km) 9h31

PE21, Dhrontal 2 Power Stage (14,08 km) 11h08

Assistência (Trier) 12h08

Pódio (Trier, Porta Negra) 14h00

Nota: Hora portuguesa

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