Rali da Alemanha: Época das vindimas no WRC
Arranca amanhã em Trier a nona prova do ano do WRc, o Rali da Alemanha, o primeiro rali convencional de asfalto da temporada. Depois de Monte Carlo e das suas especificidades com a chuva, a neve e o gelo, é na região de Trier que a Hyundai procura repetir o feito de 2014, em que obteve o seu primeiro (e único) triunfo no WRC, e Sébastien Ogier deseja, desde já, assegurar o terceiro título de campeão do mundo. Para isso, o francês tem de sair da prova com uma vantagem superior a 112 pontos sobre o segundo classificado.
A jornada alemã do campeonato mundial é conhecida pelos técnicos troços no meio das famosas vinhas daquela região junto à fronteira com a França e pelas especiais no campo militar de Baumholder. Thierry Neuville quer mostrar que o triunfo do ano passado não foi um acidente de percurso, enquanto Jari-Matti Latvala está focado em comprovar a sua rapidez em asfalto e manter a senda vitoriosa iniciada na Finlândia.
Citroën: Pilotos em xeque
As posições dentro da Citroën estão cada vez mais claras. Se de um lado Yves Matton já disse que os dois pilotos têm de mostrar serviço para garantirem um lugar na equipa em 2016, agora é a vez de Mads Ostberg assumir que ficar com a formação francesa é uma possibilidade mas com um contrato válido por mais do que uma temporada. A Citroën está em segundo no campeonato de construtores mas os responsáveis da equipa não estão satisfeitos com o rendimento dos seus pilotos. Na Alemanha, ambos têm mais uma oportunidade para comprovarem que têm valor. Já não restam muitas.
Hyundai quer repetir 2014
O Rali da Alemanha da época transata foi histórico para a Hyundai. Pela primeira vez, o construtor sul-coreano venceu no WRC. E logo com uma dobradinha. Mas desde então, o i20 WRC não tem sido capaz de bater os Volkswagen e a marca está atrás, inclusivamente, da Citroën no campeonato de construtores. Por isso, os responsáveis aumentam a aposta nesta prova de asfalto e inscrevem quatro carros. É a segunda vez que isso acontece. Para além de Thierry Neuville, que venceu a prova em 2014, Dani Sordo e Hayden Paddon, Kevin Abbring vai competir no Rali da Alemanha.
M-Sport tenta mais pódios
O objectivo da M-Sport é claro. Na Alemanha, a equipa liderada por Malcolm Wilson quer lutar pelos lugares do pódio. O responsável inglês assume essa posição como parte de uma estratégia definida no início do ano e fortalecida pelos bons desempenhos dos seus pilotos, nomeadamente Elfyn Evans, que esteve em bom plano nesta prova em 2014. Já Ott Tanak, sente falta de hábito pois não anda de WRC neste tipo de piso desde 2012. Ainda assim, o estónio acredita que os testes o ajudaram muito. A equipa já tinha testado na zona de Sanremo, Itália, e na semana passou cinco dias já na Alemanha a preparar a prova.
Volkswagen quer estrear-se a vencer… na Alemanha
Se há notícia nos últimos dois anos e meio no WRC é que a Volkswagen nunca ganhou o Rali da Alemanha. A jogar em casa, o fabricante alemão espera que à terceira seja de vez. A equipa inscreve os habituais três carros e se Sébastien Ogier pode já ser campeão pelo terceiro ano consecutivo, o responsável máximo da Volkswagen Motorsport, Jost Capito, assume que ambos os pilotos têm ambições de vencer nas estradas germânicas. Como tal, não há ordens de equipa para ninguém. No seio da formação, o objectivo é claro: garantir o primeiro triunfo na única prova do campeonato que ainda falta à Volkswagen. Se o conseguir, o fabricante de Wolfsburgo torna-se no primeiro construtor alemão a ganhar a prova desde que esta pontua para o campeonato do mundo.
Horário
Dia 1 (1ª parte) 5ª feira 20 de agosto
Partida oficial (Trier, Porta Negra) 19h00
Dia 1 (2ª parte) 6ª feira 21 de agosto
Assistência (Trier) 7h00
PE1, Sauertal 1 (14,84 km) 7h30
PE2, Waxweiler 1 (16,40 km) 8h43
PE3, Moselland 1 (23,34 km) 10h05
PE4, Mittelmosel 1 (13,67 km) 10h50
Assistência (Trier) 12h10
PE5, Sauertal 2 (14,84 km) 13h40
PE6, Waxweiler 2 (16,40 km) 14h53
PE7, Moselland 2 (23,34 km) 17h15
PE8, Mittelmosel 2 (13,67 km) 17h00
Assistência (Trier) 18h20
Dia 2 sábado 22 de agosto
Assistência (Trier) 5h10
PE9, Grafschaft 1 (18,35 km) 6h34
PE10, Bosenberg 1 (17,13 km) 8h02
PE11, Arena Panzerplatte 1 (2,87 km) 9h32
PE12, Arena Panzerplatte 2 (2,87 km) 9h45
PE13, Panzerplatte Lang 1 (45,61 km) 10h05
Assistência (Trier) 12h51
PE14, Grafschaft 2 (18,35 km) 14h31
PE15, Arena Panzerplatte 3 (2,87 km) 14h06
PE16, Panzerplatte Lang 2 (45,61 km) 16h26
PE17, Bosenberg 2 (17,13 km) 17h47
Assistência (Trier) 19h42
Dia 3 domingo 23 de agosto
Assistência (Trier) 5h10
PE18, Stein & Wein 1 (19,59 km) 6h10
PE19, Dhrontal 1 (14,08 km) 7h11
Assistência (Trier) 8h11
PE20, Stein & Wein 2 (19,59 km) 9h31
PE21, Dhrontal 2 Power Stage (14,08 km) 11h08
Assistência (Trier) 12h08
Pódio (Trier, Porta Negra) 14h00
Nota: Hora portuguesa
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI