O Sata Rallye Açores é uma das provas que tem classificações “compostas”. Assim, nestaprova, no Rali Vinho da Madeira e Rali Centro de Portugal, serão consideradas duas hipóteses de pontuação possíveis para o CNR; segundo as classificações (cada etapa sendo considerada isoladamente) verificadas na 1ª etapa (pontuação 1) ou na 2ª etapa (pontuação 2).
Para efeito de classificação final dos Campeonatos (Absolutos), será apenas considerada para cada Condutor / 2º Condutor e em relação aos SATA Rali Açores, Rali Vinho da Madeira e Rali Centro de Portugal, a sua melhor pontuação obtida de entre as duas etapas assim consideradas.
Contudo, e a qualquer equipa que cumpra a totalidade de cada um desses três Ralis, classificando-se consequentemente no final da prova, será ainda atribuída uma pontuação-bónus, correspondente a 50 % (arredondado para o número inteiro imediatamente superior, no caso de resultarem decimais) – da pontuação que obteria na outra etapa “não considerada”.
Esta pontuação bónus será adicionada à pontuação obtida e passará a fazer parte integrante no que se refere às pontuações do CNR 2007 (Absoluto).
Exemplo prático após o final da 1ª Etapa:
Fernando Peres: Venceu, tem 10 pontos. Se voltar a vencer amanhã soma SÓ mais cinco, e assim sucessivamente. Por exemplo se for segundo classificado: (8:2=4)
Vítor Pascoal: Foi terceiro, somou seis pontos, que ainda não são definitivos, pois o que conta é o melhor resultado do rali, portanto se amanhã for 2º ou 1º, tem 8 ou 10 pontos como melhor resultado e soma mais três relativos ao dia de hoje: 6:2=3.
Já Bruno Magalhães como José Pedro Fontes só poderão somar o máximo de 10, caso vençam amanhã. Obviamente, não têm o bônus da 2ª pontuação porque desistiram.
É menos complicado do que parece à partida.










