Poderá o Porsche tornar-se imbatível no asfalto?

Por a 27 Março 2014 15:05

A juntar ao Porsche 997 GT3 Cup de José Pedro Fontes o Campeonato Nacional de Ralis vai agora ter também outro 997 GT3, para Vítor Lopes, o que alarga o lote de carros muito competitivos em pisos de asfalto, e logo com dois bons pilotos a guiá-los. 

No Rali Cidade de Guimarães, a questão da competitividade do Porsche dominava o parque de assistência. Já se sabia que um piloto com a experiência e capacidade de José Pedro Fontes era a garantia de que o potente 997 GT3 Cup seria explorado quase na perfeição nos ralis de asfalto. O que poucos antecipavam era a enorme diferença que Fontes e o Porsche fariam nas especiais que abriram o dia de rali, começando por ganhar 7,4s ao segundo mais rápido em Rota das Cutelarias (8,4 km), e depois uns impressionantes 15,9s no troço mais longo do rali, Citânia de Briteiros, com 16,9 km de extensão. Em ambos os casos, João Barros foi o piloto que ficou mais próximo mas as curtas diferenças entre o Fiesta R5 e os Fabia S2000 só provavam como o 997 GT3 estava num ‘campeonato’ à parte. Tudo acabou no troço seguinte (PE4), quando Fontes – com uma vantagem de 25,1s antes de arrancar para o troço – teve uma ligeira saída de estrada que deixou o Porsche preso na berma. Até aí vinha novamente a ganhar tempo a toda a gente, aproveitando a rapidez dos dois troços da manhã.

Mas… terá sido este o prenúncio daquilo que o binómio Zé Pedro Fontes-Porsche e agora também Vítor Lopes-Porsche farão nas restantes quatro provas de asfalto? “As características dos troços, muito rápidos, permitiram ganhar este tempo todo mas estou convencido que teríamos mais dificuldades à tarde, quando o percurso fosse mais sinuoso”, analisou Fontes. “Sabemos que o carro tem muito potencial no asfalto, caso não chova, por isso o tempo que ganhámos não foi propriamente uma surpresa mas acredito que tudo depende do perfil dos ralis”, concluiu o piloto que antes da prova testou com o auxílio de Sergio Vallejo, especialista dos Porsche nos ralis em Espanha.

Nessa altura, Ricardo Moura era um dos que afirmava que “simplesmente não há forma de bater o Porsche. Não dá. Um carro com 450 cv terá sempre uma vantagem enorme se for bem guiado. Mesmo admitindo que poderia perder um pouco à tarde, o tempo que ganhou em dois troços é um exemplo do que vai acontecer na maioria dos ralis.” Também João Barros dizia que “se um Porsche tem mais 50 km/h de velocidade de ponta, só isso faz uma enorme diferença. Já nem falo na diferença de potência. Havia zonas em que o Fiesta ia a 180 km/h a ‘cortar’ enquanto um Porsche faz facilmente 220/230 km/h. Só aí – e neste rali havia várias partes que pareciam uma rampa – um GT ganha muito tempo”, referiu o piloto do R5. O Rali Vidreiro em junho poderá desfazer todas as dúvidas, mas uma coisa é certa: o carro de José Pedro Fontes tornou-se um sucesso instantâneo entre os adeptos, sobretudo devido ao som emanado pelos escapes que encheu as ruas e florestais de Guimarães.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado