Ni Amorim lembra o seu Rali Alto Tâmega de 1983


O atual presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, guarda no seu currículo a participação na primeira edição do Rali do Alto Tâmega em 1983.

Ao volante de um Ford Escort RS 1800 (ex-António Rodrigues), Ni Amorim teve como navegador o consagrado António Manuel. Infelizmente a dupla não conseguiu terminar o rali devido a problemas de embraiagem no Ford Escort RS 1800.

“Nesse ano, comecei a época no Rali Sopete, seguindo-se as Camélias, e já mais tarde, o Alto Tâmega, mas também competi em provas de velocidade, como Vila do Conde, autódromo ou rampas”, afirmou Amorim.

“O Rali do Alto Tâmega tinha umas classificativas bonitas e com bom piso. De tal maneira que adquiriu rapidamente um estatuto de referência no campeonato, no qual se manteve durante uma dezena de anos”, recordou Amorim.

A ‘aventura’ de Ni Amorim nos ralis circunscreveu-se a esse ano de 1983, numa altura em que hesitava quanto ao rumo a seguir, numa carreira já então em anteprojeto de piloto profissional.

“Passei por momentos de indefinição, já que tanto gostava de ralis como de velocidade, mas acabei por optar por esta última em definitivo por questões de budget. Já naquela época os ralis ficavam bastante mais caros e, para além disso, na velocidade havia uma fórmula barata, que eram os troféus, nos quais as marcas envolvidas ajudavam bastante os pilotos”.

Quem acompanhou, como navegador, Ni Amorim nessa primeira edição do Alto Tâmega foi António Manuel, que ainda hoje recorda o Escort que levava o número 7 nas portas:

“O Ni andava muitíssimo bem e isso viu-se logo na estreia do carro, que foi no Sopete, mas um problema mecânico em Vilar de Mouros impediu-nos de chegar ao fim. Depois, nas Camélias, estávamos a fazer uma boa prova, mas batemos com uma certa violência. Essa primeira edição do Alto Tâmega começou em Ribeira de Pena e logo numa das primeiras classificativas o Escort ficou com problemas de embraiagem e não fizemos um único tempo em condições até desistirmos na quinta ou sexta classificativa”, recordou António Manuel.

No próximo fim de semana o Rali do Alto Tâmega estará de volta ao calendário do Campeonato de Portugal de Ralis, numa jornada que é pontuável ainda no Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis, Campeonato Norte de Ralis, Peugeot Rally Cup Ibérica e Challenge R2&YOU.