Se o finlandês da Skoda tem estado em muito boa forma neste rali de asfalto, já Andreas Mikkelsen, da Skoda UK, teve um final de primeiro dia pouco auspicioso, ao sair de estrada no quinto troço e com isso perdendo mais de um minuto até conseguir regressar à prova. Até então, o atual campeão do IRC era segundo, mas estava já a mais de uma dezena de segundos do líder.
Mikkelsen até começou bem com um triunfo logo na primeira especial, mas daí para a frente Juho Hanninen não deu mais hipóteses aos seus rivais, tirando partido de uma boa escolha de pneus (duros), ao contrário de Mikkelsen, vencendo as restantes cinco classificativas desta noite. Quanto ao erro, o norueguês explicou que “estava a tentar não deixar o Juho fugir muito. Perdi um minuto mas não foi um mau dia e vou fazer o que puder para recuperar tempo amanhã. Apenas tenho de pilotar depressa”. Quanto a Hanninen, confessou que o seu plano para amanhã “é ficar na estrada”.
O despiste de Mikkelsen também fez Freddy Loix perder algum tempo, já que quando regressou ao troço, o norueguês ficou à frente do belga. Ainda assim, segura o segundo posto, mas já quase a meio minuto da frente. O terceiro posto pertence a outro ‘herói’ local, Pieter Tsjoen, com um Skoda Fabia S2000, apenas 13,4 segundos na frente de Mikkelsen, que no derradeiro troço do dia conseguiu já passar para a frente de Patrik Flodin, atualmente em quinto com um Ford Fiesta S2000 da equipa de Petter Solberg. O sueco confessou que ainda sente algumas dificuldades com o ombro. Michal Solowow, com outro Peugeot 207 S2000, está na sexta posição da geral, logo à frente de Mathias Viaene, em carro idêntico.









