Gronholm vence por meio milímetro!

Por a 11 Fevereiro 2007 22:47
Gronholm vence por meio milímetro!

Pode parecer estranho à maioria dos leitores, mas a verdade é que Marcus Gronholm venceu o Rali da Suécia devido a uma escolha de pneus com pregos com meio milímetro a menos dos eleitos por Sébastien Loeb.

É a exacta diferença entre pneus ‘normais’ para neve ou “pregos longos”, simplesmente meio milímetro. É realmente estranho que uma diferença que quase escapa a olho nú, possa fazer uma diferença tão grande, mas este é só um exemplo do como as situações se ‘jogam’ ao mais alto nível na competição automóvel.

Já o ano passado, uma escolha mais acertada de pneus determinou a vitória na prova, e este ano, a situação repetiu-se. Foi isso mesmo que Sébastien Loeb confirmou, pois, mesmo com os dois erros que cometeu na prova, que custaram uma dezena de segundos, a escolha acertada de pneus, provavelmente, teria mantido a luta acesa até final:

“Perdi alguns segundos no início do rali quando deixei o C4 ir abaixo na partida da super-especial, e também na especial número 5 quando me distraí um pouco. Mesmo assim, penso que a prova se decidiu devido à má escolha de pneus que fiz no Sábado, durante a 2ª Etapa. Foi claramente culpa minha já que iniciei o dia com um tipo de pneus que tinha pregos um pouco mais longos que o Marcus, e de início valeu a pena, mas a verdade é que mantive a mesma escolha para as especiais seguintes, a 11 e 12, e aí havia gelo a mais para pregos tão longos, pelo que sentia claramente o carro instável “em cima” de pneus com blocos tão longos. Foi aí que perdi o rali, pois o Marcus distanciou-se e depois era complicado recuperar…”, referiu Sébastien Loeb.

últimas Ralis
últimas Autosport