Hyundai i20 R5 estreia em Ypres… e o AutoSport vai andar nele!

Por a 20 Junho 2016 15:58

O Hyundai i20 R5 estreia esta semana no Kenotek Ypres Rally, quinta prova do ERC 2016 disputada na Bélgica. A viatura em desenvolvimento pelo departamento de competição da marca coreana terá ao seu volante Kevin Abbring e será utilizada como veículo de segurança. Diretor daquela estrutura, Michel Nandan falou sobre esta participação.

O Ypres Rally será a primeira aparição pública do 20 R5. Que relevância tem o evento?

“Esta será a estreia do carro perante o público, frente a adeptos dos ralis e ainda dos nossos futuros clientes, o que por si só é significativo para além de ser um evento muito importante na história da Hyundai Motorsport. A nossa presença neste rali é separada do programa no WRC que tem sido o nosso único foco nos últimos quatro anos. No Ypres Rally focamo-nos no i20 R5 que é o primeiro carro construído pela Hyundai Motorsport para clientes. Este é um projeto muito importante para a empresa não só porque nos representará junto dos clientes bem como permitirá levar a marca a uma maior audiência junto dos fãs de desportos motorizados. Com este novo carro seremos capazes de transmitir melhor o nossa capacidade de engenharia de alta tecnologia ao competir em novos campeonatos e em novos países.”

Porque foi escolhido este rali?

“Existiram várias razões porque este rali serve a vários propósitos do projeto. O ERC é um campeonato chave para a categoria R5 e o Ypres Rally é um dos fins de semana mais importantes da temporada. É um evento famoso que atrai sempre uma boa lista de inscritos, com grande cobertura internacional, e, como tal, um bom lugar para mostrar o carro pela primeira vez. Temos sentido muito interesse pelo projeto mas os potenciais clientes querem ver como se comporta o carro em classificativas a sério. Em Ypres rodaremos pela primeira vez nas mesmas estradas que os nossos futuros adversários e todos poderão nos comparar aos habituais competidores do ERC. Poderão ver o resultado do trabalho aplicado no projeto enquanto, por outro lado, esta será mais uma etapa do desenvolvimento.”

E como encaixa este rali no desenvolvimento?

“Com esta primeira aparição pública entramos na fase final do desenvolvimento. Este será um fim de semana de charneira para o departamento de competição cliente mas também tiraremos vantagem desta oportunidade de testar. As classificativas de Ypres são únicas, muito rápidas e estreitas e a solicitar uma grande capacidade de travagem. Dados os requisitos da categoria R5 é importante que o carro seja competitivo numa grande variedade de estradas e pisos. Este foi um dos pontos mais importantes do programa de testes. A experiência ganha em Ypres trará muito conhecimento sobre o carro. Depois da Bélgica estão planeados mais testes pois queremos aproveitar todo o tempo antes da data de homologação prevista.”

A agenda deste projeto é bastante apertada. Essa foi uma preocupação durante o desenvolvimento?

“Quando delineámos a agenda sabíamos que iria ser dura. Da fundação do departamento até esta primeira aparição pública passaram apenas nove meses, o que é muito exigente tendo em conta que desenvolvemos um carro para uma categoria tão competitiva como a R5. Por vezes esta agenda levou a que tivéssemos de ser flexíveis no nosso planeamento. Isso permitiu-nos fazer um bom uso do tempo.”

Está satisfeito com a quantidade de testes já realizados?

“Até agora já completamos mais de 3000 km em terra e asfalto. Como equipa estamos onde planeámos nesta fase do projeto. Nos primeiros testes focamos-nos na fiabilidade antes de nos concentrarmos no comportamento. O facro do Kevin Abbring ser o nosso piloto de testes permitiu usar toda a sua experiência com R5 para ajudar a desenvolver um carro que seja bom a um largo leque de pilotos que competem nos vários campeonatos em que a categoria foi adotada. Testar, como tal, foi apenas uma parte necessária do desenvolvimento. Sei que os projetistas, engenheiros e mecânicos trabalharam incrivelmente no duro para manter o projeto adentro dos prazos. Um fim de semana de sucesso em Ypres seria uma boa recompensa para todo este esforço.”

Quais serão as próximas etapas do projeto após Ypres?

“Temos mais alguns testes planeados antes da homologação. Para a equipa de testes o objetivo para o restante desenvolvimento será extrair a máxima performance de todo o pacote. A equipa também tem em mente tudo o que teremos de fazer para que o i20 R5 seja também um programa de sucesso a longo termo. Para o conseguirmos temos recrutado engenheiros que continuarão o trabalho de desenvolvimento e apoio às equipas enquanto o nosso pessoal comercial preparam a gestão das necessidades dos nossos clientes assim que comecem a utilizar o modelo.”

João Freitas Faria

 

 

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