ERC: Rali Fafe Montelongo integra o calendário do europeu

Por a 28 Julho 2020 13:16

A 25ª edição do Rali Fafe Montelongo, organizado pela Demoporto, deverá já este ano, nos próximos dias 3 e 4 de outubro, integrar o calendário do ERC – FIA European Rally Championship.

As boas notícias continuam a chegar ao nosso país e agora são os fãs de ralis a poderem festejar a vinda de uma prova internacional. A região de Fafe, de fortes tradições nos ralis, voltará a ser o palco de um evento internacional de grande dimensão, graças ao trabalho desenvolvido pelo Demoporto, pela FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) e a Câmara Municipal de Fafe.

Esta surpreendente “promoção” surge na sequência da pandemia da covid-19, com algumas organizações do Europeu, por circunstâncias diversas, a não conseguirem montar as suas provas já calendarizadas. E é nesse quadro que a organização do Rali Fafe Montelongo foi desafiada a reformular esta prova para integrar o ERC com efeitos imediatos. O contrato a estabelecer com a Eurosport Events, entidade promotora do campeonato, poderá ter a validade de três anos, prevendo que a edição 2020 seja em asfalto, para em 2021 e 2022 passar a disputar-se em classificativas de terra. Ou seja, o Rali Serras de Fafe e Felgueiras, que nas últimas épocas tem sido a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis, nos próximos dois anos poderá passar também a fazer parte do segundo campeonato de ralis mais importante da FIA. Resta aguardar, para breve, a ratificação deste princípio de acordo por parte do Conselho Mundial da FIA.

A edição 2020 do Rali Fafe Montelongo era prova candidata ao Europeu de Ralis Históricos, pelo que a quilometragem de troços cronometrados havia sido aumentada para 130 km, daí que o Demoporto não terá grandes dificuldades, face às exigências do ERC em estendê-la agora para os 180 km. A estrutura da prova integrará as “especiais” de Montim, Queimadela/Travassós, Várzea Cova, Monte, Anjos e Guilhofrei, sendo que estas duas últimas também passam no concelho de Vieira do Minho.

2 comentários

  1. Mcrae

    28 Julho, 2020 at 13:49

    Mais uma excelente noticia para os amantes dos desportos motorizados e do ralis em especial. Bravo!
    É pena este rali não fazer parte do CPR (ou melhor, já se correu e em terra) e na semana seguinte temos o Rali do Centro.
    Não sei se vão haver alterações no calendário mas se fosse possível juntar o CPR nesta prova era excelente.

  2. Mário Oliveira

    29 Julho, 2020 at 0:33

    Esta é uma excelente noticia que bem precisamos depois de o Rali de Portugal de 2020 ter sido cancelado. A câmara da Fafe aposta a sério nos ralis. Infelizmente não são muitas as câmaras que atualmente com esta postura perante o automobilismo em geral.
    Realmente, como diz o “mcrae”, era bem visto o CPR fazer esta prova, caso contrário vai ser algo estranho ver uma prova com inscritos do ERC e os restantes serem do regional (que têm todo o meu respeito)
    Façam um bom trabalho que garanta o rali no europeu por muitos anos e com isto também haverá maior visibilidade/retorno para os participantes no CPR.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport