ERC/Barum Czech Rally Zlin: Jan Kopecy continua Rei, e vão 10

Por a 28 Agosto 2022 20:23

Jan Kopecky, com um Skoda Fabia Rally2 Evo, conquistou a sua décima vitória no Barum Czech Rally Zlin, penúltima prova do ERC 2022 em que se festejaram a maior parte dos títulos da temporada.

Por João F. Faria

Tal como é tradição no ERC há muitos anos, o final de agosto voltou a ser marcado pelo Barum Czech Rally Zlin, prova checa que é, neste momento, a mais antiga naquele campeonato. Com um piso muito difícil, que obriga mesmo ao recurso de preparadores locais para as suspensões, o evento disputado no sudeste do país teve a sua classificação mais uma vez determinada pelo grande número de abandonos, muitos deles devido a violentos e aparatosos acidentes nas zonas muito rápidas atravessadas mas que felizmente não tiveram consequências físicas graves para os intervenientes.

Alheio às peripécias da restante caravana esteve Jan Kopecky. O antigo piloto oficial da Soda assumiu o comando na classificativa de abertura mas acabou por cair para o sexto posto no primeiro troços cronometrado do segundo dia devido a uma má escolha de pneus. Rapidamente recuperou para a segunda posição e um pouco antes do final da primeira etapa estava de novo na liderança. O checo apenas foi o melhor em cinco das treze classificativas mas logrou cruzar a linha de meta com um avanço de 37,5 segundos para a concorrência.

Com um Ford Focus WRC que não o deixa entrar nas contas do ERC, Vaclav Pech também esteve na frente, entre o segundo e quinto troços cronometrados, mas teve uma segunda etapa par esquecer e concluiu o rali no oitavo lugar.Uma boa primeira etapa teve também Erik Cais, piloto que liderou esta prova em 2021 e que foi subindo aos poucos na classificação com o Ford Fiesta R5 Mk II e era terceiro a meio do evento. Uma escolha de pneus menos acertada no começo da segunda etapa e um furo determinaram a quarta posição final.

Animada foi a luta pelos dois lugares mais baixos do pódio entre dois pilotos também com Skoda Fabia Rally2 Evo. A disputa acabou favorável ao local Filip Mares que, contudo, apenas garantiu o segundo posto por 1,8 segundos de avanço para o austríaco Simon Wagner que conseguiu colocar o seu nome na lista dos pilotos mais rápidos em troços cronometrados neste evento em que os estrangeiros muito raramente dão nas vistas. Com um menos atual Skoda Fabia R5, Dominik Stritesky chegou a rodar na segunda posição mas acabou chegando a Zlin no quinto lugar. Outros pilotos de quem eram esperadas boas prestações como o campeão Efren Llarena, Alberto Battistolli ou Ken Torn desistiram devido a acidente.

O rali checo foi a festa para muitos dos campeões de este ano. Os promotores consagraram mesmo antes do evento o espanhol Efren Llarena, campeão absoluto, e ainda o polaco Igor Widlak, o único a ter pontuado em todos os eventos no ERC3.

Festa no final fez o francês Laurent Pellier campeão júnior depois de ter conseguido levar à vitória o Opel Corsa Rally4 nesta prova em que beneficiou do terceiro posto do espanhol Oscar Palomo, logo atrás do italiano Andrea Mabellini. O ERC 2022 termina entre 20 e 22 de outubro no Rai da Catalunha, prova também pontuável para o WRC.

Hugo MAgalhães com pouca sorte

A bandeira nacional voltou a estar hasteada numa prova do ERC devido à presença do navegador Hugo Magalhães, que fez novamente equipa com Nick Loof num Ford Fiesta Rally4. A dupla realizou o sétimo tempo na classificativa de abertura, disputada na noite de sexta-feira mas abandonou logo na primeira do dia seguinte com problemas na sua viatura. Magalhães e o piloto alemão regressaram à competição na segunda etapa e acabaram a prova realizando alguns bons tempos no escalão.

Classificação

1º Jan Kopecky/Jan Hlousek Skoda Fabia Rally2 Evo 1:59:27.6

2º Filip Mares/Radovan Bucha Skoda Fabia Rally2 Evo + 37.5

3º Simon Wagner/Gerald Winter Skoda Fabia Rally2 Evo + 39.3

4º Erik Cais/Petr Tesinsky Ford Fiesta R5 Mk II + 46.3

5º Dominik Stritesky/Jiri Hovorka Skoda Fabia R5 + 56.5

6º Norbert Herczig/Ramon Ferencz Skoda Fabia Rally2 Evo + 3:43.0

7º Simone Campedelli/Tania Canton Skoda Fabia Rally2 Evo + 4:07.3

8º Vaclav Pech/Petr Uhel Ford Focus WRC + 4:25.3

9º Martin Laszlo/David Berendi Skoda Fabia Rally2 Evo + 6:21.3

10º Albert von Thun und Taxis/Bernhard Ettel Skoda Fabia Rally2 Evo + 6:28.1

76º Nick Loof/Hugo Magalhães Ford Fiesta Rally4 + 1:14:34.2

ERC: 1º Efren Llarena, 137; 2º Simone Tempestini, 79; 3º Javier Pardo, 76; 4º Nil Solans, 70; 5ºSimone Campedelli, 70. ERC Junior: 1º Laurent Pellier, 127; 2º Oscar Palomo, 112; 3º Andrea Mabellini, 85. ERC3: 1º Igor Widlak, 172; 2º Kaspar Kasari, 84; 3º Robert Virves, 60. ERC4: 1º Oscar Palomo, 140; 2º Andrea Mabellini, 126; 3º Laurent Pellier, 120.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado