ERC, Azores Rallye: Jovens Lobos ‘apertam’ Velhas Raposas…

Por a 22 Março 2019 08:33

A estrela júnior da ERC1, Pierre-Louis Loubet está a dar grande luta ao atual campeão Europeu de Ralis, Alexey Lukyanuk. Completada a etapa de quinta-feira, que teve três troços, o jovem francês da Córsega, roda 3.1s atrás do russo. Apesar de Lukyanuk ter vencido os três troços da tarde de ontem, o líder da classe júnior ERC1 rodou sempre por perto, e está a surpreender.

Houve uma ligeira preocupação para Lukyanuk no final do último troço do dia, uma vez que o painel de instrumentos e os botões associados no seu Citroën C3 R5 não estavam a funcionar em pleno, mas tudo terminou bem para o russo: “Foi preocupante, mas já percebi que podemos ser rápidos com este carro. Fui muito cuidadoso nos troços, já que fiz apenas 40 quilómetros de testes antes do rali e este é um carro novo. Mas as coisas funcionaram bem, quase sem erros” disse Lukyanuk, que estreia em competição nos Açores o seu novo Citroën C3 R5, carro a que ainda precisa de se adaptar e conhecer melhor até que possa voltar a repetir a espetacularidade que nos brindava com o Ford Fiesta R5.

Filho de peixe…

Tendo este ano mudado para um Skoda Fabia R5, o corso Pierre-Louis Loubet, filho do antigo piloto oficial de ralis da Martin Lancia, Yves Loubet, admitiu estar “surpreendido” com o seu ritmo. “Foi uma boa primeira etapa, difícil, muito escorregadia e estou surpreendido porque a escolha de pneus não foi boa. Mas no final não estou assim tão longe do Lukyanuk e vou hoje tentar forçar um pouco. Mas é bom estar nesta posição. Depois do ano passado, é uma boa sensação. Há muito tempo que não tinha tanto prazer com um carro de ralis, então isso é muito bom”.

Ricardo Moura, vencedor nos Açores em 2016, reservou para si o último lugar pódio provisório, e tem 1.9s de avanço para Chris Ingram, que está apenas a 9.9s do líder do rali. Ingram admitiu que receava ter furado na SS1, mas não. Quanto a Moura, sem o mesmo ritmo do passado, está por perto, e se o fez com menos ritmo, depois de passar incólume o dia de ontem, contem com ele na etapa de hoje. Tendo em conta a distância que tem para a frente do rali, está tudo em aberto, inclusivamente para vencer…

O duplo vencedor do título de ERC Junior, Marijan Griebel, é quinto no seu regresso ao ERC num Volkswagen Polo GTI. O campeão alemão começou em terceiro, mas caiu para o sexto lugar depois de um furo. Contudo, recuperou rapidamente para terminar o dia em quinto, a 10.4s da liderança.

Griebel passou Łukasz Habaj, relegando-o para sexto. Bruno Magalhães é sétimo, depois de ter lutado para encontrar uma boa afinação no seu novo Hyundai i20 R5, enquanto Ricardo Teodósio apanhou um susto, depois de um toque em que danificou um braço de suspensão traseiro do seu Skoda. Ainda assim, não perdeu demasiado tempo e é oitavo, 2.5s atrás do piloto do Team Hyundai Portugal. Luís Rego é nono, e a completar o top 10 está Norbert Herczig.

Como se percebe, na frente do CPR está Ricardo Moura, mas a luta pelo maior número de pontos possível vai dar-se mais atrás, já que o açoriano não disputa mais provas daqui para a frente. Mas está inscrito no CPR e por isso pontua.

Daí a importância das melhores posições logo atrás. Miguel Correia e Pedro Almeida estão separados por apenas 0.3s na sua luta pelo terceiro lugar na ERC1 Junior. Ambos tinham estado atrás de Alexandros Tsouloftas inicialmente, mas o cipriota sofreu um furo na especial de Marques, que o levou ao quinto lugar da classe, embora apenas a 2.9s de Correia. Tsouloftas descreveu o seu dia como o mais difícil em ralis até agora, abrindo a estrada na sua estreia no Rallye dos Açores.

O companheiro de equipa de Lukyanuk e candidato ao ERC1 Junior, Mattias Adielsson, a correr sob a bandeira da Selecção Nacional da Suécia, sofreu um atraso de mais de um minuto devido a problemas no C3 R5, o que fez com que o seu carro parasse nas SS2 e SS3, caindo para o sexto lugar na ERC1 Junior.

Uma incrível batalha deu-se na ERC2, com Sergei Remennik na frente de Juan Carlos Alonso por apenas 0.3s. Eles trocaram de lugar a cada troço. Pedro Antunes lidera o ERC3 Junior.

A ação prossegue hoje com mais sete troços, que perfazem 91.55 quilómetros cronometrados, incluindo duas passagens pelo icónico vulcão das Sete Cidades, sendo a especial do Pico da Pedra a primeira do dia, logo às 9h53 locais. Ambos os troços das Sete Cidades, mais a SSS Marques, serão transmitidas em directo na RTP Açores e no site oficial do ERC.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Sexta-Feira 22 de Março

09h53 – PE / SS 4 – Pico da Pedra – 1

10h41 – PE / SS 5 – Sete Cidades – 1

11h34 – PE / SS 6 – Vista do Rei Feteiras – 1

13h47 – PE / SS 7 – Pico da Pedra – 2

14h35 – PE / SS 8 – Sete Cidades – 2

15h28 – PE / SS 9 – Vista do Rei Feteiras – 2

16h28 – PE / SSS 10 – SSS Marques

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado