Andreas Mikkelsen Campeão Europeu de Ralis

Por a 24 Outubro 2021 19:28

Andreas Mikkelsen seguiu as pisadas de lendas dos ralis como Miki Biasion, Bernard Darniche, Sandro Munari e Walter Röhrl, por exemplo, e venceu o Europeu de Ralis. Era quase um pró-forma, mas o norueguês, aos comandos de um Skoda Fabia Rally2 Evo, tornou-se no primeiro piloto norueguês a ganhar o cobiçado título.

Navegado durante a época por Ola Fløene, Jonas Andersson e Elliott Edmondson, o piloto de 32 anos emula Juho Hänninen, Jan Kopecký, Esapekka Lappi e Chris Ingram, chegando ao título ao volante de um Skoda.

Depois de terminar em segundo lugar no Rally Polónia e no Barum Czech Rally Zlín, venceu o 55º Azores Rallye e o Rally Serras de Fafe e Felgueiras, colocando-se muito perto de assegurar o ceptro, o que só estava ‘preso’ por muito pouco. Mas como a matemática é uma ciência exata, Mikkelsen só agora, no Rali da Hungria, chancelou o título. Há sete dias, Mikkelsen assegurou o WRC2, agora o ERC: “Claro, o meu objetivo antes da época era tentar ganhar o campeonato, por isso estou muito feliz. Eu sabia que ia ser muito, muito duro com todos os bons pilotos que aqui correm, mas tivemos uma boa temporada, conduzindo de forma muito inteligente e obtendo sempre pontos quando precisávamos.

Quando não estamos a falar do campeonato mundial, este é o melhor título que se pode ganhar e, com certeza, vencer este campeonato é definitivamente um dos pontos altos da minha carreira. Não creio que alguém tenha ganho estes dois títulos na mesma época. O objetivo era realmente, realmente duro, e alto, mas eu acreditava realmente na equipa, a Toksport WRT, e no carro, o Skoda, que tem estado a trabalhar tão bem, e foi o carro a bater. Depois coube-me a mim e ao meu co-piloto fazer o trabalho e penso que conseguimos fazê-lo bastante bem. A época tem sido espantosa”, começou por dizer Mikkelsen que não pensava em poder obter os dois títulos: “Pensei antes da época que seria provavelmente mais difícil para mim ganhar provas do ERC do que do WRC2 mas olhando para a época, consegui-o. Mas o ritmo e a velocidade que os meus adversários no ERC estão a impor é realmente elevado, e foi preciso ir até aos meus limites, nas lutas pelas vitórias. Foi difícil manter o ritmo, especialmente porque defrontava pilotos que têm vindo a fazer estas provas há muito tempo”, disse.

Agora, olhando para o futuro: “O meu principal objetivo nesta época era ganhar estes dois campeonatos e depois tentar um lugar no Mundial de Ralis. Não é fácil, mas penso que estes triunfos são uma grande ajuda. Vamos ver para onde vamos parar no próximo ano”.

A participação de Mikkelsen no Campeonato Europeu de Ralis da FIA nesta temporada seguiu-se a um período de três anos no Intercontinental Rally Challenge, que foi ‘promovido’ pelo atual promotor do ERC Eurosport Events. Mikkelsen conquistou títulos consecutivos do IRC em 2011 e 2012, antes de garantir uma participação de fábrica no Mundial de Ralis com a Volkswagen para 2013.

O Rali da Hungria foi ganho por Nikolay Gryazin (Volkswagen Polo GTI R5) que bateu Mads Østberg (Citroën C3 Rally2) por 37.2s com Mikołaj Marczyk (Škoda Fabia Rally2) em terceiro a 59.0s. O sétimo lugar de Andreas Mikkelsen (Škoda Fabia Rally2) chegou e sobrou para ser campeão a uma prova do fim do campeonato.

Campeões recentes do ERC

2021: Andreas Mikkelsen (Noruega)

2020: Alexey Lukyanuk (Rússia)

2019: Chris Ingram (Grã-Bretanha)

2018: Alexey Lukyanuk (Rússia)

2017: Kajetan Kajetanowicz (Polónia)

2016: Kajetan Kajetanowicz (Polónia)

2015: Kajetan Kajetanowicz (Polónia)

2014: Esapekka Lappi (Finlândia)

2013: Jan Kopecký (República Checa)

2012: Juho Hänninen (Finlândia)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado