Campeonato Norte de Ralis: Rali de Montelongo no fim de semana

Por a 14 Junho 2018 12:04

Vai para a estrada no próximo dia 16 de Junho a quinta prova do Campeonato Norte de Ralis, o Rali de Montelongo que será igualmente pontuável para a Copa 106. A prova, organizada pelo Demoporto, será composta por sete especiais de classificação num total de 192 quilómetros de extensão e 61.95 quilómetros contra o cronómetro. Luís Delgado e André Carvalho lideram a tabela classificativa do Campeonato, cujas provas pode recordar abaixo:

Rali Alto Tâmega
Luís Delgado e André Carvalho chegaram, viram e venceram no Rali Alto Tâmega, prova pontuável para o Campeonato Norte de Ralis, dominando a prova do CAMI desde o seu início, sexta-feira à noite na Chaves Street Stage.
Depois, nas seis especiais de estrada, a equipa do Citroën C2 S1600 foi dilatando a vantagem, concluindo mais de 1m50,8s de vantagem sobre André Ferreira e Alberto Silva, que no Peugeot 208 R2 tiveram uma atuação consistente, que no final ‘pagou’ com a segunda posição, conseguida mesmo antes do abandono de André Cabeças.
O pódio foi completado por Carlos Pires e Edgar Pereira (Peugot 206 RC), que terminaram a 3m41,7s. Lucas Simões (Renault Mégane RS) e João Alves (Peugeot 106) fecharam o top cinco.
André Cabeças (Mitsubishi Evo IX), que era quem estava a dar mais luta a Luís Delgado foi forçado a desistir no segundo troço do dia, numa altura em que já estava a 32.6s da liderança.

Rali de Santo Tirso
Carlos Fernandes / Valter Cardoso foram os vencedores da edição 2018 do Rali de Santo Tirso, prova que contou com mais de uma centena de equipas à partida. O resultado da equipa do Mitsubishi Lancer Evo VI começou a ser construído logo na super-especial de 6ª feira à noite perante uma multidão de quase 10.000 pessoas, batendo os adversários por uma margem significativa. No sábado o piloto de Sintra dilatou o seu avanço na maioria dos troços, mas viu Luís Delgado / André Carvalho revelaram-se extremamente rápidos nas três passagens de Refojos / Assunção.
No final a diferença entre Carlos Fernandes e Luís Delgado foi de 4,9s, mas o piloto do Citroen C2 S1600 mostrou-se pouco conformado com o 2º posto, acreditando que o tempo atribuído pela organização na segunda passagem por Refojos / Assunção a diversas equipas (incluindo Carlos Fernandes) em virtude de uma neutralização o impediu de conseguir a primeira vitória em Santo Tirso. A Direcção de Prova atribuiu os tempos tendo em conta a equidade desportiva de todas as equipas que estavam em prova, sem distinções. Contudo, Delgado somou a pontuação máxima para o Campeonato Norte de Ralis e reforçou a sua liderança no mesmo triunfando ainda no Troféu CIN.
André Cabeças / Bino Santos levaram a melhor na luta pelo 3º lugar no rali, superando da melhor forma os problemas de turbo que sofreram no Mitsubishi Lancer Evo IX da parte da manhã. Cabeças ficou a 1m10,1s do vencedor. André Ferreira / Aberto Silva registaram o 4º lugar com o Peugeot 208 R2 a 1m13,5s, ao passo que Bruno Costa / José Janela fecharam o “top five” com o Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m34,8s.
Depois de uma prova aguerrida João Alves / José Rodrigues colocaram o Peugeot 106 no 6º lugar. Paulo Caldeira / Ana Gonçalves em adaptação ao Citroen DS3 R5 conseguiram o 7º lugar. Sempre muito rápido em Santo Tirso, Nuno Alves navegado por Bruno Machado colocou o Citroen AX num excelente 8º posto, uma posição à frente do Skoda Fabia TDi de Augusto Costa / Susana Silva.
Com a desclassificação de Amaro Melo devido a peso irregular no BMW M3, Fernando Peres / José Pedro Silva acabaram promovidos ao 10º posto depois de uma prova que não correu de feição à equipa do Porto. Vítor Pascoal viu-se impedido de continuar a lutar pelo “Top5” quando ainda de manhã se partiu um disco de travão do Porsche 997 GT3
Na estreante Copa 106 a vitória ficou nas mãos de Fábio Paço / Pedro Alves, ao passo que a também estreante Challenge 1000 Filipe Leite / José Carlos Silva foram os vencedores.

Rali de Gondomar
Luís Delgado e André Carvalho venceram o Rali de Gondomar no seu Citroen C2 S1600. A dupla flaviense foi a mais forte na segunda prova do Campeonato de Ralis do Norte, tendo tido uma luta muito animada com André Cabeças, em Mitsubishi Lancer Evo VIII.
Os dois pilotos terminaram o rali com 8.9s de diferença, numa luta muito animada, com André Cabeças a ser o mais rápido em cinco dos nove troços, sendo os restantes quatro vencidos por Luis Delgado. Foi no penúltimo troço do rali que tudo se decidiu, uma vez que o piloto do C2 S1600 foi mais rápido 10.4s do que Cabeças, naquele que foi o único troço que não foi discutido entre os dois de forma próxima.
André Ferreira levou o Peugeot 208 R2 ao terceiro lugar, tendo sido o único piloto a conseguir ficar num dos dois primeiros lugares numa especial sem contar, claro está, com os dois primeiros classificados.

Rali Serras de Fafe
Fernando Peres e José Pedro Silva venceram a prova reservada ao Campeonato Norte Ralis e também entre os concorrentes do Desafio Kumho Portugal, depois duma acirrada luta com Carlos Fernandes e Valter Cardoso, com o piloto nortenho a vencer com uma margem de 12,6s. Um pouco mais atrás ficaram Márcio Marreiros e Rui Serra também, a 57,1s, curiosamente, todos eles em Mitsubishi Lancer, e todos eles também com pneus Kumho, numa prova que abriu este ‘desafio’.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas CRR - CAMPEONATO REGIONAL RALIS
últimas Autosport