E se Sintra voltar ao Nacional de Ralis?

Por a 13 Janeiro 2018 18:33

Há muito que o dizemos. Não faz qualquer sentido o principal campeonato de ralis em Portugal não ter uma prova que seja, há tantos anos, bem mais perto de Lisboa, onde existe uma enorme legião de adeptos de desporto motorizado em geral, ralis em particular. Mas isso pode estar agora mais perto de terminar, porque este ano, em outubro ou novembro, tudo se está a preparar para recuperar o Rali das Camélias, prova que durante muitos anos pertenceu ao principal campeonato de ralis, na zona de Sintra e Mafra.

Logicamente, a prova, caso se confirme, terá que passar pelos processos habituais de candidatura ao CPR, e se tudo correr como esperam os seus responsáveis, abre-se a possibilidade de, em breve, o distrito de Lisboa voltar a ter uma prova do CPR.

A ideia, que já está algo avançada – ainda que faltem confirmar detalhes muito importantes – passa por fazer uma prova com partida junto à Baía de Cascais, chegada aos jardins do Casino do Estoril, parque de assistência na Praça da Maratona no autódromo do Estoril ou em Mafra (faz parte das muitas indefinições que ainda existem) reagrupamento a meio do dia frente ao Palácio de Mafra, e com troços em Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra, Gradil, Codeçal, tudo nomes que fazem soar ‘campainhas’ junto dos adeptos mais conhecedores. O processo, sem estar totalmente concretizado, está em andamento. Se acontecer, a Serra de Sintra regressa aos ralis, o que não acontece – exceção feita ao Rally de Portugal Histórico, que é uma prova de regularidade – desde a volta Galp de 1993. Agora, resta aguardar para que quem de direito concretize as ideias que estão em cima da mesa…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
6 anos atrás

Esperemos que se concretize. é pena que não tenhamos um bom campeonato de clássicos a acompanhar o CPR nas provas de asfalto.

racewear
racewear
6 anos atrás

Isso é que era, nunca entendi os motivos da questão ambiental que nos privaram nessa linda zona de termos ralis.Que voltem e vão ter casa cheia.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Que saudades das Camélias. Ainda veremos o Mário Silva na Peninha ou Monserrate ?

lancia_delta_16v
lancia_delta_16v
6 anos atrás

O problema será mais o ambiental e o público. Mas será sempre bonito voltar a reviver os tempos antigos.

lemans1969
lemans1969
6 anos atrás

Espero que esta iniciativa tenha um final feliz e que possamos voltar a ver ralis na zona de Sintra.

Fiz lá dois ralis nos anos de 1982 e 1983.

can-am
can-am
6 anos atrás

Antigamente (ou seja há várias décadas) realizavam-se na serra não só o rally das Camélias,como a rampa da Pena em velocidade e os troços do Rally TAP/Vinho do Porto. Hoje acho um regresso a isto é impossível, não pela poluição que os carros provocam que será desprezível, mas essencialmente pelo “peso” que a presença de muita gente acarreta fatalmente naquele ambiente protegido e sensível que obviamente está acima de tudo o resto. Multidões loucas como aquelas que caiam na serra de Sintra nos tempos do rally Vinho do Porto,nunca mais se irão repetir (e ainda bem) porque os tempos são… Ler mais »

mcrae
mcrae
Reply to  can-am
6 anos atrás

Convém não esquecer que não é o rali de Portugal que se vai disputar, pelo que a enchente nunca será como foi na década de 70/80.
Além disso, há sempre a possibilidade de limitar o número de locais e de pessoas na serra, nada que não seja feito actualmente no nosso Grande Rali de Portugal. Eu sei que os m€ios são outros, mas acredito que seja possível e muito saudável para o CPR.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado