José Pedro Fontes assume o comando em Fafe

Por a 5 Março 2016 12:40

José Pedro Fontes passou para a liderança do Rali Serras de Fafe após a segunda passagem pelos 14.04 km de Luilhas, PEC6 da prova e última da manhã. O piloto do Citroen DS3 R5 fez o segundo melhor tempo, a 3.3s de Pedro Meireles, vencedor da especial.

Em apenas duas especiais Fontes passou de terceiro, a 7.9s do líder, para primeiro na geral, com uma vantagem de 8.1s, beneficiando para isso dos problemas dos seus mais diretos adversários. Ricardo Moura ficou parado na PE5 com problemas mecânicos no seu Ford Fiesta R5 e Miguel Campos também teve problemas no seu Skoda Fabia R5, já que apesar de ter terminado a PEC6, perdeu 1:11.5s para o mais rápido.

Fontes é assim líder, seguido de Pedro Meireles, que está a 8.1s, e Miguel Campos, agora a 1:06.5s. Paulo Meireles foi terceiro na PEC6 e é agora quarto classificado, a 1:33.4s do primeiro lugar. Carlos Martins fez o quinto tempo na PEC6, posição que ocupa na geral. Miguel Barbosa foi quarto na PEC6 e é sexto na geral.

Entre os RC4 a luta continua a ser feita entre o espanhol Pepe Lopez, que lidera ao volante de um Peugeot 208 VTI R2, e o português Diogo Gago, que ao volante do seu Peugeot 208 R2, está a 4.9s. Em Subaru Impreza, Manuel Inácio comanda entre os RC2N e Paulo Neto, em Citroen DS3 R3T MAX, faz o mesmo nos RC3.

O (resumido) filme do rali

Após a PEC6, última da manhã, deu-se um novo volte-face na classificação geral. Ricardo Moura liderou até à PEC4, tendo vencido as duas especiais de ontem. Esta manhã Miguel Campos entrou forte, depois de mudar o set-up do seu carro, e venceu as duas primeiras especiais, reduzindo a diferença para Moura e ascendendo à liderança da prova após a PEC5, quando o açoriano teve problemas. Mas na especial seguinte, PEC6, foi Campos a ser afetado por problemas no seu carro e a perder a liderança da prova. José Pedro Fontes havia estado sempre próximo dos dois mais rápidos, mas não tanto quanto ‘esperado’, fruto de ter tido ontem uma ligeira saída de estrada, na PEC2, que levou também à perda de confiança nessa especial, e que justificava a diferença de hoje para os dois da frente. Sem problemas no seu Citroen DS3 chegou assim a primeiro.

Carlos Martins não teve o melhor início de prova no Rali Serras de Fafe já que na PEC2, realizada ontem, o piloto deu um toque com o seu Citroën DS3 R5 a seguir ao salto da Pereira, numa direita, fazendo um pião. Teve de inverter a marcha e durante esse ‘processo’ arrancou parte do para-choques.

Carlos Vieira capotou o seu Citroen DS3 R5 nos 14.04 km cronometrados do troço de Luilhas, PEC3 e primeira de hoje do Rali Serras de Fafe. Na zona que antecedia os ganchos mais lentos, a cerca de 2 km da zona de asfalto, num gancho para a esquerda, o piloto cortou em demasia e foi catapultado para fora, capotando. Danificou a frente e partiu vidros laterais.

Fernando Peres também teve problemas na PEC5, era até então quinto na geral, mas perdeu mais de cinco minutos nessa especial.

Ricardo Teodóso e João Barros abandonaram logo no primeiro dia. Barros teve uma ligeira saída de estrada após o salto de Pereira, foi à valeta quando aterrou, e furou o pneu traseiro direito do seu Ford Fiesta R5, fazendo o resto do troço em marcha mais reduzida, já que teve um furo lento. Perdeu 12 segundos devido a esse incidente, mas na segunda passagem um problema com uma peça que se partiu entre a ligação da caixa e o diferencial levou a que a equipa não conseguisse reparar o carro a tempo, e o piloto revelou já ao fim da noite que não lhe seria possível partir no dia seguinte.

Ricardo Teodósio foi também uma baixa prematura no Rali Serras de Fafe. O piloto teve uma ligeira saída de estrada logo no início da PEC1 devido a graves problemas de travões no seu Ford Fiesta R5. Ontem chegou já tarde ao parque de assistência e acabou por abandonar, já não alinhando por isso neste segundo dia da ronda de abertura do Campeonato Nacional de Ralis.

Tempos ONLINE AQUI.

Foto: Zoom Motorsport/António Silva

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado