Carlos Fernandes vence Rali das Camélias

Por a 13 Abril 2024 22:22

Carlos Fernandes/Valter Cardoso (Mitsubishi Carisma GT) venceram o Rali das Camélias, com a dupla de regresso aos triunfos depois da vitória no Rally Legends-Bussaco de 2023. Venceu quatro dos seis troços da prova em mais uma bela exibição do rápido piloto, que é uma pena não ter conseguido correr mais vezes ao mais alto nível em Portugal, porque sempre que corre mostra que tem ‘mãos’ para muito mais.

Hoje, defrontando Gil Antunes/Diogo Correia (Skoda Fabia RS Rally2) imprimiu um forte andamento e venceu com toda a justiça a prova do Clube de Motorismo de Setúbal. Já o piloto do Skoda, sofreu dois furos que o atrasaram significativamente.

André Cabeças/Ilberino Santos (Ford Fiesta R5) andou inicialmente na luta nos primeiros troços da manhã, mas desde cedo que a válvula pop-off do seu Ford lhe começou a dar problemas com o piloto a decidir parar no primeiro troço da tarde porque se arriscava a “estragar alguma coisa”. Foi pena, porque apesar dos problemas saiu da PEC2 Mafra bem perto da frente, a 2.6s do líder da altura, Gil Antunes.

Quem também ficou cedo de foram foram João Rodrigues/Manuel Santos (Peugeot 106), que saíram de estrada na PEC 1, Cascais, já na zona da Peninha. Na Lagoa Azul, onde estávamos, passou bastante bem como prova o vídeo abaixo.

A confirmar as suas credenciais, Diogo Mil-Homens/Pedro Oliveira (Toyota Starlet) terminaram no pódio. É um enorme gosto ver passar o Starlet, pois o piloto tira do carro tudo o que este dá… e mais alguma coisa, e era tão bom que todos fizessem o mesmo dos seus carros, mas infelizmente sabemos bem das dificuldades que muitos pilotos e equipas têm para conseguir ir alimentando a sua paixão, pois isso percebemos perfeitamente que muitos tenham que correr com o “cheque” debaixo do acelerador.

Nuno Carreira/André Mendes (Renault Clio Rally 3) foram quartos, e também eles fizeram uma boa prova. No final da manhã já estavam em quarto e por aí ficaram até final.

Quinto posto para Carlos Neves/João Reis (Renault Clio Sport), que terminaram a 2.7s do quarto posto, numa bela luta de ‘Renaults’

Sexto posto para José Denis/Jorge Ferreira (BMW 320i E36), na frente de Danny Carreira/Bruno Abreu (Renault Clio Rally5), Daniel Rolo/António Castanheira, que andaram muito bem com o Nissan Sunny, com Paulo Cruz/José Teixeira (Mitsubishi Lancer Evo 10) e Alexandre Alves/Rúben Martins (Peugeot 106) a fecharem o top 10.

Há muitos exemplos de boas prestações no Rali das Camélias. Por exemplo, João Serrão tentava mais uma vez entrar no Top 10 “que me anda a fugir nas Camélias”. Foi 11º, a 16 segundos do top 10, e não foi por falta de tentar, já que começou a prova em 18º foi subindo na classificação mas não chegou para o objetivo.

Luís Catita e Carlos Silva, no Ford Escort MK1 foram últimos da geral, mas conseguiram o mais importante, terminar: “mais um desafio superado, um rali difícil, com muitos contratempos, mas uma vontade inabalável de levar até ao fim o ‘sonho’ do Amigo Catita com o seu bonito Ford Escort MKI. Terminamos o rali, e conseguimos ainda vencer a classe Históricos 71. Parabéns a todos os que tornaram possível esta experiência”, disse Carlos Silva no final.

Esta prova mostrou que há por aí muita gente sem grande capacidade para disputar campeonatos, mas que tem uma enorme paixao pelos ralis, e sempre que possível, como foi o caso, tiram os seus carros da garagem e vão à luta com o cronómetro. Estivemos no meio do público que faz as suas críticas a alguns andamentos, mas que tem um respeito enorme pelo esforço que muitos dos pilotos e equipas fazem para levar os seus carros para a estrada.

Historicamente, sempre foi um dos destaques dos ralis, o facto de se juntarem na mesma prova as ‘elites’ e todos os outros, carros de todo o tipo. Um dos problemas dos ralis atuais é precisamente o facto que haver poucas diversidade de carros, as pessoas vêm passar “não sabemos quantos” Skoda, etc, etc, e numa prova como esta, as Camélias, a diversidade é muito grande e também isso faz o espetáculo.

Por fim, o público. Muito, como sempre nas Camélias, o que deixa mais uma vez claro que ralis no distrito de Lisboa continuam a estar na agenda dos muitos adeptos que durante o ano só têm duas provas para ver sem ter que fazer muitos quilómetros.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×