Campeonato Nacional de Ralis regressa a Castelo Branco 30 anos depois

Por a 10 Outubro 2014 13:46

A Escuderia Castelo Branco regressa em 2014 ao Campeonato Nacional de Ralis, 30 anos depois de ter saído desta competição. A prova conta igualmente para o Campeonato Regional de Ralis – Centro, Clássicos Ralis e inclui também uma prova tipo Sprint, num evento que está integrado nas comemorações dos 50 anos da Escuderia Castelo Branco, um dos clubes com mais tradições da região centro de Portugal.

Esta prova apenas é possível porque a Escuderia garantiu há dois anos o interesse da Câmara Municipal de Castelo Branco, em fazer com que os ralis ao mais alto nível regressassem à beira interior e de mão dadas apostaram na qualidade das estradas municipais do Concelho, outrora em terra, mas palco de provas inesquecíveis incluídas no Campeonato Nacional de Ralis. Os Ralis do Campeonato Nacional, estão assim de volta à Cidade de Castelo Branco para ficar e a capital da Beira Baixa, oferece a todos, uma reconhecida qualidade de bem receber em todos os aspetos, proporcionando igualmente aos participantes uma prova de caraterísticas únicas, que encerrará da melhor forma o CNR 2014.

Recorde-se que a última vez que o Nacional de Ralis passou pela zona onde agora se vai realizar novamente o Rali, foi em 1991 na Volta a Portugal. O troço de Fórneas/Estreito utiliza em parte os troços de Salgueiral (17,65 km) e Herdade (13,14 km), que a Volta a Portugal utilizava esse ano e que eram quase todos em terra. Em 1989 e 1990 a Volta a Portugal também utilizou estas especiais.

Em 1984 o Rali de Castelo Branco desse ano, última prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco a contar para o Nacional de Ralis, também utilizou partes do rali deste ano. O troço de “Fórneas/Estreito” utiliza uma pequena secção do “Sesmo” (28,60 km), utilizado por três vezes em 1984. A parte final de “Paiágua” deste ano, também utiliza uma secção do “Sesmo” de 1984. Em 1983 também havia uma especial denominada “Sesmo” mas só com 24,60 km.

Para este ano, serão cerca de 140 quilómetros de grande competição, que incluem uma dupla passagem por Super-Especial com cerca de 1,7 kms, realizada no centro da cidade, junto à Rotunda Europa e que termina muito perto do Parque de Assistência da prova, situado no recinto da Feira. O restante percurso competitivo inclui mais duas secções e seis Provas Especiais, feitas no sistema de rondes, ou seja três troços percorridos por duas vezes. Três classificativas com quilometragem elevada, uma com cerca de 20 Km, outra com quase 30 e a última com cerca de 19, muito trabalhosas e competitivas, que servirão para testar as capacidades das equipas que querem discutir a vitória, ou um bom resultado, numa prova que não vai decidir o título absoluto de 2014, mas que garante pontos extra e por isso tem para todos um significado mais apetecível em termos de classificação final.

O centro nevrálgico da prova – Secretariado e Gabinete de Imprensa – estão desta feita situados no Centro da Cidade de Castelo Branco, junto ao Parque de Estacionamento que receberá as Verificações Técnicas da prova e a poucos metros do Parque Fechado e da partida e chegada do rali. O Parque de Assistência também foi pensado para facilitar as manobras aos pilotos e às equipas, pois encontra-se completamente vedado, com fácil acesso e com grande visibilidade,de forma a que o publico conheça de perto as grandes máquinas. A pensar no bem-estar e segurança de todos a Escuderia vai tentar reunir esforços para organizar um curso de suporte básico de vida para todos os pilotos e navegadores, que será ministrado pela nossa equipa médica, de maneira a aumentar os conhecimentos em caso de acidente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado