Breen triunfa no Rali Liepaja e Gago é 7º no ERC Junior

Por a 8 Fevereiro 2015 14:08

Craig Breen venceu o Rally Liepaja, a segunda prova do ERC, naquela que foi a sua segunda vitória neste campeonato, depois do triunfo no Rali de Acrópole do ano passado. O piloto do Peugeot 208 T16 teve como único percalço um pião efetuado hoje de manhã, gerindo, a partir daí, o cronómetro para não mais pôr em risco a primeira vitória da equipa Peugeot (Sainteloc) este ano.

 Ascendendo à liderança na segunda classificativa do rali, o irlandês enfrentou no último dia a muita neve que cai nos troços, como aconteceu, de resto, com os restantes concorrentes (embora o último troço tenha sido anulado pela falta de neve), mas nem isso impediu de chegar ao triunfo depois de vencer apenas quatro especiais e de ter visto Alexey Lukyanuk ser o mais rápido em seis (e Kajetan Kajetanowicz numa). O bielorruso foi o primeiro comandante do rali mas uma saída de estrada logo na segunda especial fez com que não conseguisse terminar a prova em melhor posição que o 12º lugar.

 Com Kajetanowicz a enfrentar diversos problemas (desistiu no último troço de ontem, regressando em Rally 2, mas voltou a abandonar quando perdeu uma roda no primeiro troço de hoje), o estónio Siim Plangli acabou por confirmar o segundo lugar com que já tinha saído para a derradeira etapa, acabando por vencer o ERC 2 no Mitsubishi Lancer Evo 10.

 Dominykas Butvilas assegurou o derradeiro lugar do pódio, num Subaru Impreza STI, batendo Igor Bulantsev, em Mitsubishi Lancer Evo X e Martins Svilis, que também em Evo X, completou o Top 5, à frente do melhor S2000, o Peugeot 207 guiado por Robert Consani.

 Ao nível do ERC3 e também da categoria ERC Junior, Emil Bergvist levou o Opel Adam R2 à vitória, num notável sétimo posto absoluto.

 No ERC Junior, a dupla portuguesa, Diogo Gago/Jorge Carvalho terminou na sétima e última posição, a possível depois de ontem ter tido uma saída de estrada que lhe custou mais de nove minutos e que até ao final do dia ainda o obrigou a perder bastante tempo, ao ponto de chegar ao final da etapa com quase 22 minutos de atraso face ao líder.

 Na etapa de hoje, o piloto do Peugeot 208 R2, foi evoluindo, deixando como melhor registo um sexto tempo na oitava especial, num rali onde procurou sobretudo adaptar-se ao piso de neve em que se estreava.

 

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado