Bouffier de pedra e cal no comando no final do Dia 1 de Monte Carlo

Por a 16 Janeiro 2014 16:03

Bryan Bouffier acabou por ser a maior surpresa do primeiro dia do Rali de Monte Carlo ao terminar na liderança, cumpridos que estão os primeiros 125,62 km disputados ao cronómetro, correspondentes às seis primeiras especiais das 15 que compõe o rali.

 O francês, que trocou o Citroën DS3 WRC que utilizou o ano passado por um Ford Fiesta WRC da M-Sport, ascendeu à liderança na terceira especial, depois ter beneficiado de uma escolha acertada de pneus, num rali que, como se esperava, tem sido um grande quebra-cabeças para os pilotos ao nível das escolhas das borrachas.

 No final da primeira etapa, o vencedor da prova de 2011, dispõe de 38,8s de vantagem sobre Kris Meeke, 39,5s sobre Robert Kubica e 47,3s sobre Sébastien Ogier que se atrasou logo no primeiro troço devido a um toque num muro.

 Já quanto às provas de Meeke e de Kubica, é de registar as boas performances quer do piloto da Citroën, quer do da equipa B da M-Sport. Enquanto o inglês tem sido extremamente regular e apenas se tem queixado de alguma dificuldade em lidar com os pneus de inverno que nunca até aqui tinha experimentado, o polaco chegou a comandar a prova nos dois primeiros troços, acabando depois por perder algum ritmo e confiança no terceiro troço quando teve que enfrentar os últimos oito quilómetros dessa especial cobertos de neve, estando o seu Fiesta calçado com ‘slicks’. Mas em três classificativas, Meeke e Kubica trocaram duas vezes de posições, pelo que o dia de amanhã… promete!

 A fechar o top 5, Mads Ostberg está, neste seu segundo Monte Carlo, a ganhar experiência sobretudo ao nível das escolhas de pneus, conseguindo na parte final da etapa segurar o ‘irreverente’ e ainda menos experiente Elfyn Evans por 17,9s, autor de uma prestação de luxo para quem se estreia em Monte Carlo.

 De trás para a frente tem sido a prova de Jari-Matti Latvala depois do piloto da VW ter perdido mais de 2m27s só no terceiro troço por não ter optado pelos pneus corretos, o que o fez perder toda a confiança no seu Polo R WRC. A vitória na quarta especial, permitiu-lhe, depois repor os níveis de confiança.

 A desiludir está Mikko Hirvonen cujas opções pneumáticas problemáticas também ditaram uma fraca relação com o cronómetro que não lhe permite ser melhor que oitavo classificado no final do primeiro dia.

 O dia ficou marcado para além da desistência do ‘eterno’ François Delecour, pelo abandono dos dois Hyundai i20 WRC, o que significa que, no final da etapa inaugural, a equipa coreana já não tem qualquer carro em prova. Thierry Neuville foi o primeiro a claudicar, saindo de estrada na especial de abertura e Dani Sordo abandonou o terreno de jogo na penúltima classificativa, quando era terceiro, devido a problemas elétricos.

 Amanhã, o Monte Carlo tem mais um dia muito complicado para as equipas que começa logo com a primeira passagem pelos 49,03 km da especial de Vittrolles – Faye, que promete ser mais uma lotaria com os pneus e deixar marcas no resto do rali. Depois, até ao final da etapa os concorrentes ainda disputarão mais quatro classificativas. 

Classificação

1º B. Bouffier (Ford Fiesta WRC) 1h25m36,6s

3º Kris Meeke (Citroën DS3 WRC), a 38,8s

3º R. Kubica (Ford Fiesta WRC), a 39,5s

4º S. Ogier (VW Polo R WRC), a 47,3s

5º M. Ostberg (Citroën DS3 WRC), a 1m20,7s

6º E. Evans (Ford Fiesta WRC), a 1m38,6s

7º J.M. Latvala (VW Polo R WRC), a 2m20,8s

8º M. Hirvonen (Ford Fiesta WRC), a 2m46,9s

9º A. Mikkelsen (VW Polo R WRC), a 4m06,2s

10º O. Burri (Ford Fiesta S2000), a 4m47,4s

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado