Armindo em sétimo

Por a 30 Novembro 2007 20:10

Não foi nada fácil o primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha para Armindo Araújo. Num rali em que para se andar depressa conta, e de que maneira, o conhecimento prévio dos troços, o piloto português não tem conseguido, nem de perto, acompanhar os pilotos da “casa”, bem como aqueles que já conhecem a prova britânica.

Araújo nunca encontrou o melhor compromisso de suspensão para o Lancer, pois os troços estiveram, como é habitual em Gales, sempre muito duros:

«Foi um dia muito difícil porque tivemos sempre muitas dificuldades em encontrar um bom acerto de suspensões. Nunca chegamos ao compromisso certo com o Mitsubishi Lancer Evo IX a revelar-se demasiado duro para a maior parte dos troços.»

«O problema é que tentamos amaciar a suspensão, mas, devido à instabilidade dos pisos, com partes muitos duras e outras mais macias, nunca conseguimos encontrar o compromisso ideal».

«Nestas condições e porque estava quase sempre muito nevoeiro e os pisos, por vezes, se tornavam demolidores foi preferível não atacar a fundo e gerir o andamento pois para que se tenha uma idéia, às vezes cheguei a ter que travar em recta para segurar o carro. Para amanhã, vamos tentar forçar o ritmo logo que o carro esteja em melhores condições, o que penso que será possível acontecer.», referiu Armindo Araújo.

Armindo em sétimo

Na verdade, numa prova em igualdade de circunstâncias, o piloto da Mitsubishi nunca estaria a, imagine-se, 3m32,0s de qualquer piloto que milite actualmente no WRC, quanto mais do PWRC (com carros semelhantes, bem entendido).

A classificação tem, muito naturalmente pilotos da “casa” nos primeiros lugares, e neste caso, um “monte” deles: Guy Wilks, que tem experiência de WRC é primeiro, pois aproveitou o furo de Mark Higgins (ex-campeão inglês) que caiu para quarto. Gwyndaf Evans, outro com experiência de WRC é segundo, a 3.2s de Wilks. O primeiro “não local” é Juho Hanninen, outro piloto com muita experiência de WRC, já a 57.9s do líder. A seguir a Mark Higgins na classificação, está o seu irmão David, outro bom conhecedor da prova.

Alessandro Bettega é o primeiro piloto que tem o mesmo nível de conhecimento e experiência de Mundial de Ralis, apesar de já ter andado pelo périplo Mundial dos Fiesta, que sendo muito mais lento que estes Grupos N, permite ficar a conhecer as “manhas” do terreno. Patrick Flodin é sétimo classificado e a fechar o top 8 está o piloto português, que tem somento oito décimos de avanço para Andreas Aigner, outro piloto com muita experiência de WRC.

Portanto o que à partida parece ser uma prestação menos conseguida, quando contextualizada, permite perceber melhor que a “experiência” neste tipo de provas é mesmo um “posto”, o que não acontece por exemplo com o Rali da Grécia, que é sempre duro para todos e não escolhe experientes ou menos experientes. ‘Toca’ a todos. Uma referência final para o candidato ao título, Gabriel Pozzo. Teve problemas na primeira etapa e caiu para 17º. Só mesmo porque isto são ralis, onde quase tudo pode acontecer, é que Toshi Arai não pode começar já a festejar…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado