A vez da Volkswagen ser campeã?

Por a 24 Outubro 2013 10:13

Depois de Sébastien Ogier ter dado a primeira alegria à VW com a conquista do título de Pilotos, a marca alemã pode sair de Espanha com o segundo cetro no bolso. Mas a Citroën e, particularmente, Dani Sordo prometem vender cara a derrota, num terreno que pode trazer surpresas e onde Thierry Neuville também não pode ser descartado da equação da vitória.

Depois de tudo o que se viu em França, a luta pela vitória no asfalto está bastante mais equilibrada que em pisos de terra, onde Sébastien Ogier faz a diferença. A prova espanhola poderá ser fértil em surpresas uma vez que o seu figurino pouco ortodoxo é propenso a erros e excessos de condução mas também ao regresso das manobras estratégicas que poderão ter um peso importante no resultado final, após três dias de prova que prometem muita intensidade.

Fiel à tradição dos últimos anos, a prova organizada pelo RACC volta a apostar num percurso misto de asfalto terra mas leva mais longe esse desafio pois propõe uma passagem num troço misto de 35 km onde os pilotos deverão ‘calçar’ os seus carros com pneus de terra mas terão que fazer uma boa parte da quilometragem em asfalto, num cenário que, não sendo totalmente novo, nunca é do agrado dos pilotos. Outro desafio é a maior classificativa de asfalto de todo o campeonato, El Priorat com 42 km, a ser percorrida por duas vezes antes de poderem ter que entrar em jogo as táticas encapotadas, num pouco desejável regresso ao passado.

Sem Qualyfing Stage antes do rali, a ordem de partida para a última etapa, disputada em pisos de terra, já não deverá ser dada pela ordem de classificação do campeonato (como será na Dia 1 e Dia 2) mas sim pelo que ditar a folha de classificação no final do Dia 2. Isto significa, portanto, que não é totalmente de excluir que quem vá à frente na última classificativa do Dia 2 possa ‘atrasar-se’ voluntariamente para não ter que abrir a estrada no último dia de prova.

Entre os 64 inscritos, existem, além de Ogier, 13 World Rally Cars e um novo recorde de R5 (oito), e as expetativas apontam para um bom desempenho de Dani Sordo que terá que dar o litro nas duas primeiras etapas de alcatrão, sabendo que, à partida do último dia, o seu desempenho competitivo estará mais condicionado pelo facto de não se sentir tão à vontade nos pisos de terra. E é precisamente aí, que Mikko Hirvonen, o seu companheiro de equipa tentará recuperar algum terreno que possa ter perdido no asfalto, enquanto Jari-Matti Latvala tudo fará, no segundo VW Polo oficial, para ofuscar a performance de Ogier e provar que começa a estar pronto para desafiar o seu chefe de fila. Thierry Neuville parte mais uma vez no encalço da sua primeira vitória que, por ter estado já por duas vezes tão perto, se acredita será agora uma questão de tempo até aparecer realmente, não sendo totalmente fora de contexto que ela possa mesmo suceder em Espanha. Para isso Neuville terá que fazer melhor que os dois pilotos oficiais da M-Sport, Mads Ostberg e Evegeny Novikov, cujo um notável desempenho poderá ajudar a salvar o futuro dentro da equipa para 2014.

Abdulaziz Al-Kuwari estrear-se-á nos World Rally Car ao volante de um Ford Fiesta, preferindo ficar como ‘espetador’ na luta pelo título do WRC 2 que trava com Robert Kubica. O polaco poderá sair já de Espanha com o título no bolso, mas caso isso não suceda Al-Kuwari ainda tem hipóteses de chegar ao título na derradeira prova em Gales, onde Kubica já não marcará presença.

Por último uma referência, ao navegador português Hugo Magalhães que volta a marcar presença numa prova do WRC, ao lado de Carlos Fessman, num Mitsubishi Lancer Evo X de Produção.

Horário

Dia 1

6ª feira, 25 outubro

Cerimónia de Partida (Catedral de Barcelona) 17h00

PE 1, Querol (asfalto) (21,26 km) 19h03

PE 2, El Montmell (asfalto) (24,14 km) 19h44

PE 3, Riudecanyes 1 (asfalto) (16,35 km) 21h45

Flexi Assistência (PortAventura) 22h22

Dia 2

Sábado, 26 outubro

Partida/Assistência (PortAventura) 07h15

PE 4, Riudenanyes 2 (asfalto) (16,35 km) 08h05

PE 5, El Priorat 1 (asfalto) (42,04 km) 09h05

PE 6, Colldejou 1 (asfalto) (26,48 km) 10h46

Assistência (PortAventura) 12h08

PE 7, El Priorat (asfalto) (42,04 km) 13h33

PE 8, Colldejou 2 (asfalto) (26,48 km) (Power Stage) 15h14

PE 9, Salou (asfalto) (2,24 km) 16h37

Flexi Service 16h52

Dia 3

Domingo, 27 outubro

Partida/Assistência (PortAventura) 05h00

PE 10, Gandesa 1 (terra) (7,00 km) 06h33

PE 11, Pesells 1 (terra) (26,59 km) 6h58

PE 12, Terra Alta 1 (terra e asfalto) (35,68 km) 08h04

Assistência (PortAventura) 10h09

PE 13, Gandesa 2 (terra) (7,00 km) 11h57

PE 14, Pesells 2 (terra) (26,59 km) 12h22

PE 15, Terra Alta 2 (terra e asfalto) (35,68 km) 13h28

Assistência (PortAventura) 15h16

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado