Rui Gonçalves: ” O Grande Prémio de Portugal em Águeda será sempre uma corrida muito importante e especial para mim”

Por a 15 Junho 2011 11:05

Rui Gonçalves disputou este fim de semana o mais apetecido Grande Prémio do ano, o de Portugal. As últimas provas do Mundial de Motocross já tinham deixados boas indicações relativamente ao momento de forma pelo qual passa atualmente o piloto da Honda e isso mesmo foi confirmado em Águeda, com a obtenção do quarto lugar final, no cômputo das duas mangas, sendo que numa delas foi ao pódio. Desta forma, o piloto luso está na sexta posição nas MX1, a dez pontos do quinto lugar e a 32 do líder, o belga Clement Dessale.

No sábado decorreram as sessões de treinos e a manga de qualificação para a grelha de partida. Após uma boa partida o piloto de Vidago iria ficar sem travão da frente depois de ter levado com uma pedra no disco que anulou por completo a potência de travagem da sua moto. Rui Gonçalves terminaria a manga de qualificação no oitavo posto.

A primeira manga de domingo começava com mais uma boa partida de Rui Gonçalves mas ao alargar demasiado a trajetória, Gonçalves entrava numa zona com terreno mais pesado e perdia aí algumas posições. O piloto da Honda manteria a sexta posição durante grande parte da corrida até que seria tocado por outro adversário na rosa traseira perdendo, nessa ocasião, preciosos segundos terminando assim a 1ª manga no 7º posto.

Para a segunda manga Rui Gonçalves trocava de moto depois de ter sentido alguns problemas durante a primeira corrida e, a aposta foi ganha com um arranque canhão que levaria o piloto a cruzar a primeira curva na primeira posição. Gonçalves iria liderar o GP de Águeda durante nove fantásticas voltas, voltas que levaram o público presente na pista do Casarão ao rubro. À décima volta o belga Clement Desalle iria consumar a ultrapassagem e mais tarde seria Antonio Cairoli a fazer o mesmo. Rui Gonçalves iria ainda sofrer fortes ataques do seu colega de equipa Eugeny Bobryshev mas, manteria a 3ª posição até ao final da corrida, naquela que foi a melhor classificação de sempre do piloto português numa prova do Mundial de MX1.

A primeira manga não correu de feição depois de ter perdido bastantes lugares logo na primeira curva quando escolhi mal a trajetória. É claro que, com o equilíbrio de andamentos que existe no Mundial de MX1, depois de perder o comboio da frente é difícil ganhar posições. Tentei, assim, rolar com segurança pelo facto da pista estar algo traiçoeira em termos de piso.

A segunda manga foi outra história, pois apostei tudo numa boa partida e foi isso que aconteceu. Liderei durante boa parte da corrida efetuando uma prova ao ataque mas cautelosa.  É claro que gostaria de ter estado no pódio mais ainda existe, ainda, uma ligeira diferença de andamento para o Desalle e para o Cairoli, mas sei que trabalhando mais sou capaz de chegar mais perto dos meus adversários.

Gostaria de agradecer, em especial, a todo o público e fãs que se deslocaram a Águeda para me apoiar. Todos eles foram fantásticos e deram-me imensa motivação para trabalhar ainda mais com o objetivo de estar nos lugares da frente do Campeonato do Mundo de MX1.”

Classificações GP Águeda:  1º Clement Desalle (BEL) 50 pts, 2º Antonio Cairoli (ITA) 44 pts, 3º Eugeny Bobryshev (RUS) 36 pts, 4º Rui Gonçalves (POR) 34 pts, 5º Steven Frossard 34 pts.

Assim está o campeonato: 1º Clement Dessale 199 pts, 2º Antonio Cairoli 193 pts, 3º Steven Frossard 179 pts, 4º Max Nagl  179 pts, 5º Eugeny Bobryshev 177 pts, 6º Rui Gonçalves 167 pts

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado