Romano Fenati é o atual campeão da Europa, tem apenas 16 anos e é a nova esperança italiana no Mundial de Motociclismo. O piloto da FTR-Honda venceu a caótica corrida do Moto3 em Jerez de la Frontera, naquele que foi apenas o seu segundo Grande Prémio… e depois de um segundo lugar na abertura, em Losail. Ainda mais impressionante foi a forma como o jovem rookie geriu as circunstâncias da prova em Jerez, mantendo a cabeça fria e avaliando corretamente as condições traiçoeiras da pista (com partes húmidas), evitando erros que acabaram por vitimar quase todos os outros favoritos.
Entre eles, Maverick Viñales, que teve uma saída de pista e desceu ao 17º lugar, fazendo depois uma recuperação notável até 6º. Alex Rins terminou em 4º numa corrida que liderou mas onde também teve vários momentos de tensão, com saídas de pista que não resultaram em desistência. O mesmo não pode dizer o seu companheiro Miguel Oliveira, que passou para a frente após as primeiras voltas mas sofreu uma ligeira queda e viu os comissários de pista impedirem-no de regressar à pista, ao contrário do que fariam mais tarde com Alex Rins. Uma tratamento diferenciado que lembra a polémica ação dos comissários de Jerez com Casey Stoner e Valentino Rossi em 2011.
O segundo posto ficou na posse de Luís Salom, que subiu ao terceiro lugar do campeonato por troca com o experiente Sandro Cortese, que fechou o pódio em Espanha. Fenati é que subiu à liderança do Mundial, com dez pontos de vantagem sobre Viñales, além de ter conseguido uma das maiores diferenças de sempre na classe mais baixa do Mundial: 36 segundos!
CLASSIFICAÇÃO ONLINE – CLIQUE AQUI











