Gonçalo Reis começa melhor no Nacional de Enduro

Por a 18 Fevereiro 2014 14:23

Gonçalo Reis começou da melhor forma a nova temporada de Enduro, ao vencer em Góis uma prova que reuniu quase duas centenas de concorrentes. Na classe Elite 1, Joaquim Rodrigues também somou o máximo de pontos nesta jornada inaugural do Campeonato.

Nada menos de 197 pilotos marcaram presença em Góis – um número francamente auspicioso no arranque da nova temporada – dos quais 35 integrados nas categorias principais, Elite e Open, que cumpriram quatro voltas ao percurso, enfrentando três troços cronometrados em cada passagem. O trajecto sofreu algumas alterações devido ao estado do terreno, como seja na “Enduro Test”, ficando com uma extensão na ordem dos 40 Km.

Hoje o Sol brilhou na região mas a chuva caída nos últimos tempos deixou o terreno encharcado e enlameado, tornando a prova bastante exigente em termos físicos e técnicos. O Góis Moto Clube geriu bem esse condicionalismo e introduziu alterações em sectores mais degradados, minimizando o volume de abandonos.

Na classe Elite 2 e em termos absolutos, Gonçalo Reis instalou-se no comando desde a primeira “especial”, e na segunda metade da prova reagiu bem à tentativa de aproximação de Luís Correia. O piloto do Magoito venceu, com 17s de vantagem sobre o ribatejano. Já Diogo Ventura ocupava o 3.º posto quando teve de abandonar na terceira volta com a corrente partida, herdando a posição o francês Fabien Planet.

Quanto à Elite 1, Joaquim Rodrigues foi o mais rápido em oito troços, amealhando vantagem que compensou o tempo perdido nas quatro passagens pela “Extreme”. Tudo somado, Rodrigues conseguiu garantir o triunfo, apenas com 1,6s sobre o suíço Jonathan Rossé, apesar deste apenas ser o mais veloz em duas “especiais”. Por seu turno, Hélder Rodrigues marcou presença para ser 3.º classificado, diante de Fábio Pereira.

Na Open 2, Filipe Sampaio regressou ao Enduro para alcançar uma vitória “tirada a ferros” sobre Diogo Valença. Sampaio começou melhor, após duas voltas tinha 13,2s sobre aquele adversário, mas na “Enduro Test” da terceira passagem cedeu 27s. Depois, aplicou-se a fundo na recuperação, e só garantiu o triunfo no último troço, apenas por escassos 53 milésimos de segundo sobre Valença. No 3.º lugar ficou Fernando Sousa, diante de Nuno Cação.

No que respeita à Open 1, inicialmente assistiu-se a animado duelo entre José Manuel Borges e Jorge Leite. Após duas voltas, Borges estava na frente com 6,5s de avanço, mas na terceira passagem pela “Cross Test” registou contratempos e acabou por desistir. Só então Jorge Leite ficou à vontade para ganhar, com 1m02s de vantagem sobre Bernardo Megre. Carlos Pedrosa completou o pódio desta classe, seguido de Ricardo Santos.

Passando à categoria Verdes, na classe 1 o vencedor foi João Araújo, seguido por João Lourenço, enquanto na 2 ganhou André Almeida, diante de Alexandre Guia. Entre os Veteranos, o ganhador do dia foi António Oliveira, bem destacado de Sandro Carolino, enquanto nos Super-Veteranos António Silva levou a melhor, à frente de Paulo Miranda. Nesta prova só alinharam duas senhoras, e a as penalizações foram determinantes para o ordenamento final. Flávia Rolo ganhou, mesmo penalizando 10minutos, pois Rita Vieira averbou 26 minutos de penalização.

CLASSIFICAÇÕES

ELITE 1

1º Joaquim Rodrigues KTM 48m28,91s

2º Jonathan Rossé Yamaha a 1,61

3º Hélder Rodrigues Honda a 2.56,71

4º Fábio Pereira Yamaha a 3.51,74

5º João Ribeiro Honda a 4.19,98

6º Bruno Santos Kawasaki a 5.19,79

7º Mário Patrão Suzuki a 9.28,95

ELITE 2

1º Gonçalo Reis KTM 46m33,94

2º Luís Correia Beta a 17,03

3º Fabien Planet Sherco a 1.23,99

4º Fernando Ferreira Beta a 8.26,48

OPEN 1

1º Jorge Leite TM 50m57,96s

2º Bernardo Megre KTM a 1.02,06

3º Carlos Pedrosa Yamaha a 2.04,33

4º Ricardo Santos Sherco a 3.09,38

5º David Megre KTM a 9.04,95

6º Aníbal Botelho KTM a 17.41,05

OPEN 2

1º Filipe Sampaio Beta 54m01,04s

2º Diogo Valença Sherco a 0,53

3º Fernando Sousa Yamaha a 2.37,94

4º Nuno Cação Beta a 3.11,10

5º Enrique Vega Husqvarna a 4.09,85

6º Ivo Pinto Husqvarna a 4.40,10

7º Jorge Brandão KTM a 5.49,20

8º Javier Gomez Gas Gas a 8.51,15

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado