Dani Pedrosa vence, Lorenzo com ‘queda’ para o título

Por a 11 Novembro 2012 14:23

Dani Pedrosa, da Repsol Honda Team, venceu a última corrida da época do MotoGP, o Grande Prémio Generali da Comunidade Valenciana, uma prova marcada por vários acidentes, incluindo o do campeão, Jorge Lorenzo, que foi vítima duma aparatosa queda quando liderava a corrida. Nas restantes posições do pódio ficaram Katsuyuki Nakasuga e Casey Stoner. O piloto da Yamaha, pressionado por Pedrosa, perdeu a traseira da sua moto e caiu de costas, deslizando para a gravilha. Desta forma, Pedrosa alcançou uma vitória fácil, já que a dupla tinha cerca de 20 segundos de avanço para os resto do pelotão.

Filme da corrida

A corrida foi declarada molhada pela Direcção de Corrida apesar da pista contar com uma linha quase seca e apenas Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing), o seu companheiro de equipa Nakasuga, Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) optaram pelos slicks macios, com todos os outros a escolherem os pneus duros de chuva. Contudo, numa reviravolta inaudita durante a época, Pedrosa, Nicky Hayden (Ducati Team), Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) e Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini) decidiram partir do pit lane depois da volta de apresentação, com todos eles a trocarem para as motos com pneus slicks.

No início da corrida Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar) assumiu a liderança, mas em três voltas a escolha de Lorenzo parecia ter sido a melhor, pois começou a rodar bem mais rápido que os restantes. Pedrosa estava a recuperar terreno, enquanto muitos pilotos que estavam com pneus de chuva começaram a entrarem no pit lane para trocarem para as montadas com slicks, entre eles estavam os nomes de Casey Stoner (Repsol Honda), Héctor Barberá (Pramac Racing Team) e Andrea Dovizioso (Tech 3).

Entre todas as emoções, Hayden, Iván Silva (Avintia Blusens) e Roberto Rolfo (Speed Master) caíram. Na oitava volta Lorenzo liderava com Pedrosa atrás, enquanto Bradl rodava em terceiro, seguido por Nakasuga e Crutchlow. Contudo, o jovem germânico perdeu o controlo da moto e foi ao chão na Curva 5. A 18 voltas do fim os esforços de Crutchlow foram premiados com a ultrapassagem a Nakasuga, enquanto Pedrosa apanhava um susto e alargava a trajetória, ficando a três segundos de Lorenzo.

Queda do Campeão

Depois foi o drama com o Campeão do Mundo a ser cuspido da moto quando tentava dobrar um retardatário. Ele não voltou à corrida, mas teve a sorte de sair ileso. Isto deixou Pedrosa na frente depois de também ter passado pelos pilotos mais lentos. Na 19ª volta continuaram as quedas, com Barberá a ir ao chão, enquanto o companheiro de equipa de Espargaró, Randy de Puniet, foi à gravilha. Uma volta mais tarde foi Clauido Corti (Avintia Blusens) que acabou com o chassis Inmotec na gravilha.

Quando as coisas pareciam estar decididas, Crutchlow foi traído pelas condições e caiu quando rodava em segundo. Isto levou Bautista a terceiro, se bem que Stoner ganhava terreno rapidamente em quarto. E a três voltas do final Stoner colou-se à roda de Bautista e passou-o na final da certa para subir a terceiro.

No final foi Pedrosa quem viu a bandeira de xadrez primeiro para garantir a sétima vitória do ano, com Nakasuga a registar o primeiro pódio da carreira em GPs naquela que foi a sua segunda participação, e Stoner a terminar a carreira no mais baixo do pódio. Bautista foi quarto, seguido do companheiro de equipa Michele Pirro, Dovizioso, Karel Abraham (Cardion AB Racing), Danilo Petrucci (Came IodaRacing Project), James Ellison (Paul Bird Motorsport) e Valentino Rossi (Ducati). Espargaró terminou em 11º e garantiu o título entre as CRTs, enquanto Bautista consolidou o quinto posto no Campeonato.

Classificação

1 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 48m23.819

2 Katsuyuki NAKASUGA Yamaha Factory Racing Yamaha a 37,661

3 Casey STONER Repsol Honda Team Honda a 1m00.633

4 Alvaro BAUTISTA San Carlo Honda Gresini Honda a 1m02.811

5 Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini FTR a 1m26.608

6 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha a 1m30.423

7 Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing Ducati a 1m31.789

8 Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda-Suter 1 Volta

9 James ELLISON Paul Bird Motorsport ART 1 Volta

10 Valentino ROSSI Ducati Team Ducati 1 Volta

11 Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar ART 1 Volta

12 Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART 2 Voltas

13 Hiroshi AOYAMA Avintia Blusens BQR 2 Voltas

14 Colin EDWARDS NGM Mobile Forward Racing Suter 3 Voltas

Abandonos

Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 8 Voltas

Claudio CORTI Avintia Blusens Inmotec 13 Voltas

Hector BARBERA Pramac Racing Team Ducati 14 Voltas

Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing Yamaha 17 Voltas

Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda 21 Voltas

Roberto ROLFO Speed Master ART 24 Voltas

Ivan SILVA Avintia Blusens BQR 28 Voltas

Nicky HAYDEN Ducati Team Ducati 28 Voltas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado