World RX: Lancia Delta evo-e RX estreia-se no Nurburgring

Por a 3 Novembro 2022 15:00

Há pouco menos de um ano, a GCK Motorsport fez um anúncio que ‘abalou’ a comunidade automobilística internacional, revelando que estava a trabalhar num novo carro de rallycross elétrico baseado no lendário Lancia Delta Integrale. No World RX da Alemanha, no fim-de-semana de 12 e 13 de novembro, o icónico ‘hot hatch’ italiano vai entrar na luta pelo Mundial de Rallycross.

Na sua encarnação original, o Lancia Delta dominou a cena do Mundial de Ralis no final dos anos 80 até 1993, garantindo nada menos do que cinco títulos de fabricantes e três coroas de pilotos.

Era criança nos anos oitenta, o fundador e presidente da GCK (Green Corp Konnection), Guerlain Chicherit, que foi inspirado pelas façanhas do compatriota Didier Auriol, que na altura guiava esta ‘besta’ do Grupo A. Quando o empresário francês lançou a divisão de reequipamento da sua empresa em 2020, o emblemático modelo desenhado por Giorgetto Giugiaro foi, portanto, uma escolha óbvia.

Assim nasceu o GCK Exclusiv-e ‘retrofit’ do Lancia Delta Integrale – a Lancia Delta Evo-e apresentado por Chicherit à família World RX na Nürburgring no ano passado, e que se encontra agora na fase final de homologação e que em breve entrará em produção.

A versão de corrida – a Lancia Delta Evo-e RX de tração às quatro rodas – foi concebido e fabricado na oficina da GCK Performance em Issoire, no centro de França. Só o chassis levou mais de 1.200 horas a ser concluído.

Numa fusão pura de glórias passadas e tecnologias futuras, a sua forma inconfundível esconde uma estrutura tubular e dois motores eléctricos de ponta gerando 500 kW – equivalente a 680 cv, o que significa que um desempenho ‘electrificante’ está garantido.

Quatro vezes Campeão do Mundo de Freeriding e experiente piloto de rallycross, Chicherit – cuja mais recente prova do World RX foi no Nürburgring há 12 meses, subirá ao cockpit para a estreia competitiva do carro, utilizando o evento como preparação para uma temporada completa em 2023: “Estou realmente entusiasmado por estar de volta ao World RX, um ano após a minha última participação no campeonato. Uma coisa é certa – o nosso Lancia Delta Evo-e RX irá destacar-se num plantel de carros modernos nesta série ultra espetacular.

Quero felicitar a GCK Performance pelo fantástico trabalho que realizaram ao longo dos últimos nove meses. A qualidade de construção e o nível de acabamentos são ambos incríveis – não tenho dúvidas que o Lancia irá impressionar muita gente.

É evidente que vamos precisar de um pouco de tempo para nos ocuparmos do carro e torná-lo competitivo, mas neste momento, estou apenas ansioso com a ida para a pista”!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo