Suzuki e Tajima batem recorde em Pikes Peak
Missão cumprida! Nobuhiro “Monster” Tajima bateu este sábado, o recorde de Pikes Peak com uma espectacular corrida ao volante do Suzuki XL7 Hill Climb Special. O piloto veterano, de 57 anos completou o famoso percurso norte-americano em 10m1,408s, arrasando o recorde anterior, de 10m4,06s, marcado por Rod Millen em 1994.
Apesar de não ter chovido no próprio dia da corrida, a água do “chuveiro” da noite anterior ainda se fazia sentir na estrada, tornando a secção asfaltada do percurso muito escorregadia e a parte de terra extremamente perigosa devido à lama e sulcos marcados pelos outros concorrentes. Segundo Monster Tajima, a primeira zona de terra “estava tão irregular e molhada por causa da chuva que caiu durante a noite que não pude alcançar uma velocidade mais alta. Mas quando vi a multidão a encorajar-me em Glen Cove, percebi que estava a fazer um bom tempo e pude relaxar um pouco”.
Com uma velocidade diabólica, Tajima continuou a subir a montanha em direcção às nuvens e, quando atingiu os 4000 metros de altitude, confessa que “começou a ser difícil respirar e o motor também começou a mostrar alguma dificuldade em gerar potência”. Mais uma vez, foi a presença dos espectadores que impulsionou o piloto a ir mais longe e mais depressa. “Vi muitos fãs à minha espera na zona de Devil’s Play Ground e alguns deles até tinha bandeiras japonesas. Foi um apoio estrondoso!”, exclamou entusiasmado.
Devido ao ar cada vez mais rarefeito, o esforço final era tanto, quer para Tajima como para o Suzuki XL7, que o piloto passou a concentrar os seus esforços em manter uma respiração estável e em assegurar o “bem-estar” do automóvel que nunca lhe falhou. Quando cruzou a meta, Nabuhiro “Monster” Tajima nem acreditava: “O relógio indicava… 10 minutos e 1,408 segundos! Uau! Bati o recorde! Tornei-me o primeiro campeão asiático e o novo recordista.”
Apesar de estar a poucos anos de se tornar sexagenário, Tajima continua com o espírito e a resistência de um jovem e prova disso é a atitude do veterano perante esta vitória. “Já comecei a ter várias ideias para bater a barreira dos 10 minutos. Só de pensar nisso fico extremamente entusiasmado”, concluiu.
Esta foi a 85ª competição na carreira de Tajima e a 20ª vez que correu em Pikes Peak desde a sua estreia em 1988 e o seu nome fica para sempre na história desta estupenda prova americana, lado a lado com o carro que o levou à vitória, o Suzuki XL7.
// 464){
var ratio;
fwidth=464;
if(fwidth>fheight){
ratio=fwidth/fheight;
}else{
ratio=fheight/fwidth;
}
height=Math.ceil(fwidth*ratio);
}
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( “30888” != “” ){
ran_number += “_” + “30888”;
}
var idplayer=”playerDiv”+ran_number;
var mplayer = “movie_player”+ran_number;
jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe30888’).append(‘
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI