Sumário
Para além do habitual ‘balanço’ das novidades da semana, damos à estampa um trabalho sobre a possibilidade de termos uma equipa na F1.
Na velocidade revelamos o mais recente projeto para a Garagem 56 das 24 Horas de Le Mans.
Num ano em que não tivemos Rali de Portugal, devido à pandemia de coronavírus, entrevistámos Simo Lampinen o vencedor do Rali TAP 1970, precisamente há 50 anos.
Temos também uma entrevista com Ni Amorim presidente da FPAK que só revelaremos online na 4ª Feira e nas Motos, um ensaio a uma KTM 390 Adventure.
No auto+, destaque para uma entrevista a Chris Harris, um dos rostos do Top Gear da BBC, e no Auto+, ensaios ao SEAT Leon 1.5 ETSI FR, Audi A4 Avant 35 TDI e Mercedes C300DE Estate
E se Portugal tivesse uma equipa de F1?
O projeto foi cancelado, mas João Correia (engenheiro) e Rui Pinto (comercial) tentaram por de pé um projeto para fazer nascer uma equipa portuguesa de Fórmula 1. A ideia surgiu, desenvolveu-se e concluiu-se que era possível desenvolver um projeto nacional, se a totalidade dos apoios fossem encontrados. Mas não foi desta. Aqui fica a história para memória futura.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO
Avanços e recuos na Fórmula 1
Na passada semana houve alguns avanços significativos na F1, já que foi confirmado o teto orçamental para 2021, mas o calendário continua com mais recuos do que avanços.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO
O Super Sonho Ecológico
O conceito da “Garagem 56” das 24 Horas de Le Mans nasceu com o intuito de atrair “carros inovadores” dentro do espírito da prova. Foram mais as desilusões que as alegrias que a “Garagem 56” trouxe até hoje ao Automobile Club l’Ouest (ACO), mas não foi por isso que o interesse na mesma diminuiu. O AutoSport falou com o responsável do mais recente projecto que espera escrever história no centenário da mais famosa das corridas de resistência.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO
Exclusivo Autosport com vencedor do Rali TAP 1970
Sonhava seguir as pisadas do avô e do pai e tornar-se uma lenda do motociclismo escandinavo quando, aos 13 anos, a poliomielite o atirou para a cama do hospital hipotecando, para sempre, a ambição de triunfar nas duas rodas. Apesar do infortúnio, o jovem Simo não se conformou com o que a vida lhe reservara e, com a força e a perseverança que caracteriza os grandes atletas, construiu o seu próprio destino, encontrando nos automóveis o refúgio ideal para alimentar o desejo de andar depressa. A lenta recuperação física contrastou com a rápida ascensão nos ralis e, com apenas 20 anos, tornava-se o mais jovem vencedor de sempre do Rali dos 1000 Lagos. O talento do finlandês não passaria despercebido ao atento Cesare Fiorio, que o convidou a integrar as fileiras da ‘Squadra’ Lancia numa altura em que a equipa transalpina começava a dar cartas nos ralis internacionais. E seria precisamente ao volante de um Fulvia HF que Simo Lampinen viria a vencer a 4ª edição do Rallye TAP, corria o ano de 1970. Meio século após o triunfo na prova portuguesa, convidámos este notável finlandês e distinto contador de histórias a abrir o baú das memórias e a recordar episódios de uma vida preenchida, como o próprio caracteriza, a correr o mundo e a cultivar a amizade…
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO
Ensaio KTM 390 Adventure
Numa manhã ensolarada do mês de Maio ligaram-nos da Caismotor, Concessionário Oficial KTM, a saber se não estaríamos interessados em realizar uma prova da nova KTM 390 Adventure recém chegada às suas instalações. Curiosos que estávamos em relação a este modelo de imediato aceitámos o desafio e partimos para tentar levar a mesma por “maus caminhos”… aquilo ela mais gosta, imaginámos nós, e ficarmos a conhecer todo o potencial da mais jovem Adventure da casa austríaca
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO
Ensaio SEAT Leon 1.5 ETSI FR
Impedida de fazer uma apresentação “normal”, a casa espanhola lembrou-se de me trazer o carro a casa, devidamente higienizado, deu-me três horas para andar por onde quisesse, regressando a casa onde me esperava uma pessoa que trocou o Leon por um simpático e excelente almoço. Foi assim que começou este primeiro ensaio ao Seat Leon, no caso com nível de equipamento FR (o topo) e com o motor e-TSI com 1,5 litros e 150 CV.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO
Ensaio Audi A4 AVANT 35 TDI
Esta não é uma nova geração, antes uma renovação que foi mais profunda que um aplanar das rugas, com uma nova linguagem de estilo e mecânicas revistas. O interior continua a ser dos melhores, mesmo não sendo muito alterado, e o bem-estar a bordo é típico da Audi. A questão que se levanta é simples: será este “restyling” suficiente para manter a pressão sobre os rivais numa época em que o mundo está a mudar-se para o lado dos híbridos e elétricos? A resposta já a seguir neste ensaio do A4 35 TDI Avant!
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO
Mercedes C300DE Estate
Combinar um motor a gasóleo com um motor elétrico pode ser visto de duas formas: o melhor de dois mundos de mãos dadas ou um insulto? Estará a Mercedes em contramão? A resposta vem já a seguir
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO













