Piloto do Ano: Ralis, Karting, Clássicos 1300 e Abarth 500 já têm vencedores

Por a 12 Maio 2014 18:51

Depois de conhecidos e divulgados, na última semana, os vencedores do ‘Piloto do Ano/AutoSport 2013’ referentes às categorias ‘Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno’ (Miguel Barbosa), ‘Campeonato Nacional de Montanha’ (Pedro Salvador), ‘Campeonato de Portugal de Circuitos-GT’ (Carlos Vieira) e ‘Campeonato de Portugal de Sport Protótipos’ (Gonçalo Araújo), esta semana novas quatro categorias apresentam os seus vencedores. Desta feita, divulgamos os ‘campeões AutoSport’ na categoria ‘Campeonato de Portugal de Ralis’, ‘Campeonato de Portugal de Clássicos 1300’ e ‘Karting’, deixando para as próximas duas edições a divulgação dos oito vencedores que faltam ainda apurar depois de uma mesurada seleção que envolveu os leitores do ‘Semanário dos Campeões’ e também os membros da redação do AutoSport.

Ricardo Moura – Piloto do Ano do Nacional de Ralis

Piloto do Ano: Ralis, Karting, Clássicos 1300 e Abarth 500 já têm vencedores

Ricardo Moura sagrou-se em 2013 pela terceira vez campeão nacional de ralis, num dos títulos em que mais teve que suar pois apenas no último rali da temporada conseguiu ter a certeza que o cetro não lhe escapava. Num ano onde, ao terceiro rali, trocou o ‘velhinho’ Mitsubishi Lancer Evo IX de Produção por um bem mais competitivo Skoda Fabia S2000 mas onde as dificuldades de adaptação ao novo carro não deixaram também de ser evidentes, o açoriano conseguiu, ainda assim, bater adversários de peso como Bernardo Sousa e Pedro Meireles e reivindicar para si o título. Ao conquistar o galardão de Piloto do Ano AutoSport na vertente do Campeonato Nacional de Ralis, Ricardo Moura não quis deixar de referir que “é com elevada estima que recebo esta distinção pois fico muito feliz pelo reconhecimento atribuído pelo principal jornal de desporto automóvel nacional e pelos seus leitores. Este reconhecimento é, de facto, importante pois não é feito de forma leviana mas é antes baseado no conhecimento de leitores especializados que o AutoSport, com os seus jornalistas também especializados, ajuda a ‘formar’ e a terem uma perceção mais próxima da realidade dos ralis. Por isso, só me posso sentir lisonjeado com este prémio”.

Yohan Sousa – Piloto do Ano no Karting

Piloto do Ano: Ralis, Karting, Clássicos 1300 e Abarth 500 já têm vencedores

Os leitores do Autosport e a redação do ‘Semanário dos Campeões’ elegeram Yohan Sousa para Piloto do Ano 2013 no que ao Karting diz respeito. O piloto natural do Entroncamento, que completou 14 anos no passado dia 27 de abril, colecionou em 2013 mais quatro títulos em solo português: sagrou-se Campeão Nacional Júnior, venceu a Taça de Portugal, a Rotax Winter Series e o Troféu Rotax, tendo através deste obtido a qualificação para as Finais Mundiais Rotax disputadas em New Orleans (EUA), no NOLA Motorsport Park, tendo sido uma estreia para Yohan Sousa na competição, na qual foi o único representante português na categoria Júnior.

Em 2011, o piloto da YKart Competition Team também conquistou os títulos acima mencionados na categoria Juvenil e por isso mesmo já tinha sido eleito ‘Piloto Revelação’ pelo Autosport. Dois anos depois, a jovem promessa capitalizou os seus êxitos, dado que ainda foi 15º no Campeonato da Europa da categoria KF-Júnior, tendo na prova inaugural rubricado um surpreendente oitavo lugar, entre cerca de 80 participantes, alguns já com contratos assinados com as principais equipas de F1. “Fico muito feliz com esta distinção pois significa o reconhecimento do meu trabalho e da minha equipa, sobretudo do meu mecânico Paulo Barreiro que me acompanha desde 2011. Agradeço a todos o que votaram em mim e dedico este prémio aos meus pais. São eles que me têm permitido conquistar títulos e evoluir cada vez mais no Karting”, sublinhou Yohan Sousa.

Miguel Ferreira – Piloto do Ano do Campeonato de Portugal de Clássicos 1300

Piloto do Ano: Ralis, Karting, Clássicos 1300 e Abarth 500 já têm vencedores

Miguel Ferreira venceu novamente, em 2013, um título no Campeonato de Portugal de Clássicos 1300, desta feita apenas na divisão Históricos 75, uma vez que não houve um título à geral. Esteve ao volante do seu habitual Ford Escort GT, um carro que foi evoluído esta temporada, com um motor maior, deixando agora a aventura dos 1300. Para Ferreira, nomeado Piloto do Ano na categoria ‘Campeonato de Portugal de Clássicos 1300’, a última temporada, que lhe deu mais um título, foi “exemplar, esteve tudo perfeito. O carro andou sempre muito bem e houve muita animação em pista, num campeonato que esteve muito competitivo. A única prova onde tive um problema foi na segunda corrida da Boavista. Os 1300 foram uma fase interessante da minha carreira, onde consegui conquistar títulos em tudo o que podia, desde os Históricos 71 aos 75 e título nacional à geral, quando o houve. Fico muito surpreendido por ter conseguido ganhar este prémio, mas também muito agradado. Mas este ano chegou a hora de deixar os 1300 para trás pois evoluí o carro para mudar para outro campeonato, o Historic Endurance”.

Nuno Cardoso – Piloto do Ano Trogéu Abarth 500

Piloto do Ano: Ralis, Karting, Clássicos 1300 e Abarth 500 já têm vencedores

Após cerca de uma década de ausência, Nuno Cardoso regressou em 2013 as pistas e foi a grande figura da primeira edição Troféu Abarth 500 Portugal ao sagrar-se o vencedor final da competição que se estreou em Portugal. Ao longo das cinco jornadas, o piloto de Vila das Aves subiu ao pódio em todas elas, acabando por vencer três das 10 corridas disputadas. A rapidez e regularidade demonstrada durante toda a época permitiram-lhe chegar ao título e alcançar o objectivo a que se propôs. Num troféu monomarca bastante competitivo, Nuno Cardoso destacou-se da concorrência e isso mesmo ficou claramente demonstrado pelo reconhecimento agora dado pelos leitores do Autosport e os elementos da redacção do semanário especializado em desporto automóvel. Para o vencedor de 2013, “este é, sem dúvida, um motivo de grande satisfação. Ao longo do ano trabalhei para conseguir sempre os melhores resultados e este prémio é o reconhecimento disso. É óptimo saber que os exigentes leitores do Autosport estiveram atentos ao meu desempenho. Esta foi a melhor forma de assinalar a minha época de regresso as pistas e um forte alento para voltar a lutar pelo título este ano”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado