Piloto do Ano AutoSport: Primeiros vencedores conhecidos

Por a 5 Maio 2014 15:00

Carlos Vieira (Campeonato de Portugal de Circuitos –GT), Gonçalo Araújo (Campeonato de Portugal de Sport-Protótipos), Pedro Salvador (Campeonato Nacional de Montanha) e Miguel Barbosa (Campeonato Nacional de Todo o Terreno) são os primeiro quatro vencedores do Piloto do Ano AutoSport a serem conhecidos. Na próxima edição, o AutoSport dá a conhecer outros quatro…

O AutoSport levou a cabo a iniciativa ‘Piloto do Ano/AutoSport’, que visou premiar os pilotos portugueses que mais se destacaram ao longo do ano de 2013, em Portugal ou no estrangeiro. Para além da eleição do piloto que mais se destacou globalmente, em termos internacionais, o AutoSport premeia também os que mais se distinguiram nas diversas vertentes do automobilismo nacional, em cada categoria e modalidade. Ralis, Pistas, Todo o Terreno, Montanha ou Karting foram por isso alvo de criteriosa seleção. Após um período de votação em que intervieram os leitores do AutoSport e também os jornalistas da redação do Semanário dos Campeões, foram encontrados os vencedores, que serão agora apresentados.

Ao longo das próximas semanas, o AutoSport vai anunciar os vencedores em cada uma das 16 categorias para que foram nomeados pilotos, começando já com as primeiras quatro: Campeonato Nacional de Todo o Terreno, Campeonato Nacional de Montanha, Campeonato de Portugal de Circuitos-GT e Campeonato de Portugal de Sport Protótipos. Assim, nesta edição de 30 de Abril, nos AutoSport de 7 de maio, 14 de maio e 21 de maio serão conhecidos mais vencedores, sendo que ficará precisamente para esta última data a revelação do Piloto Internacional do Ano e Piloto Revelação (2013). Aqui ficam os quatro vencedores:

Piloto do Ano AutoSport: Primeiros vencedores conhecidos

Carlos Vieira (Campeonato de Portugal de Circuitos –GT)

Carlos Vieira é já um nome seguro entre os melhores do automobilismo nacional. Chegou relativamente tarde ao universo das corridas, mas uma curta e ascensional carreira levou-o, entre outras conquistas, ao título de Campeão Nacional de GT em 2012. Para a época passada, tudo se conjugava para voltar a concretizar esse objetivo mas uma polémica situação que envolveu o seu companheiro de equipa, César Campaniço, tirou-lhe a possibilidade de revalidar o título de Campeão Nacional de GT apesar de ter ganho todas as corridas da época e de ser o único piloto que o fez. Mais uma razão para a natural satisfação do bracarense que foi considerado pelos leitores e redação do AutoSport o melhor piloto do Campeonato Nacional de GT de 2013. “É sempre bom ver o nosso mérito reconhecido”, referiu. “E tem um significado ainda maior, porque é um voto das pessoas, do público. É sinal que consideraram que eu fui o melhor piloto e isso deixa-me orgulhoso”, reconheceu também o piloto. “Fico muito contente. Agradeço ao público que me elegeu e prometo tentar estar à altura daqueles que acreditam em mim. Gostava de lhes poder retribuir com o título de Campeão Nacional 2014 e vou tentar. Mas sei que será difícil”, conclui Carlos Vieira, reconhecendo a grande qualidade dos rivais

Piloto do Ano AutoSport: Primeiros vencedores conhecidos

Gonçalo Araújo (Campeonato de Portugal de Sport-Protótipos)

Gonçalo Araújo conquistou mais um título em 2013, vencendo a categoria principal do Campeonato de Portugal de Sport-Protótipos, a CN. Araújo fez equipa com João Calado Luís em todas as provas menos uma, razão pela qual ganhou o título sozinho, ao volante do Norma M20FC preparado pela Araújo Competição, a estrutura familiar liderada pelo seu pai e onde Gonçalo trabalha tanto dentro como fora do cockpit. Para o piloto de Cascais, que tem apostado nos sport-protótipos há quase uma década e conta no seu palmarés com o título da Radical World Cup, “é um tipo de carros que me dá muito prazer conduzir. Tenho trabalhado muito nesta área e quero continuar a evoluir nos próximos anos. Este título de campeão e este prémio dos leitores do AutoSport servem como motivação adicional para continuar nas corridas. É o recompensar de um ano de trabalho e de dedicação. Quero agradecer a todos os que votaram em mim”.

Piloto do Ano AutoSport: Primeiros vencedores conhecidos

Pedro Salvador (Campeonato Nacional de Montanha)

Pedro Salvador terminou o Campeonato de Portugal de Montanha 2013 em igualdade pontual com Tiago Reis mas viu o título absoluto ser conquistado pelo piloto do Norma, devido ao fator de desempate (resultado na primeira prova). Ainda assim, Salvador foi o Pilotos do Ano AutoSport 2013 nesta competição devido à resiliência que demonstrou ao ultrapassar uma época atípica na sua carreira, num reconhecimento dos leitores do AutoSport e dos elementos da redação da publicação. “De facto, o ano de 2013 não começou da melhor forma quando tive de trocar de carro à última hora, em cima da primeira prova, na Penha, onde tive de correr de Mitsubishi. Mas olhando para trás penso que o momento decisivo é mesmo a minha desistência em Cerveira com problemas de motor no Juno. Foi aí que deixei de depender só de mim mas quero frisar que ninguém pode retirar mérito ao Tiago Reis. É um prémio que me deixa satisfeito sobretudo porque reconhece o trabalho e o esforço que tive para tentar lutar com armas iguais. O meu obrigado a todos os que votaram”, referiu o piloto de Chaves.

Piloto do Ano AutoSport: Primeiros vencedores conhecidos

Miguel Barbosa (Campeonato Nacional de Todo o Terreno)

Depois de mais uma época a todos os níveis fabulosa, onde conquistou o seu sexto título de Campeão Nacional de Todo-o-Terreno mas também onde obteve cinco vitórias em seis provas (falhando apenas o triunfo em Portalegre devido a um problema mecânico), Miguel Barbosa foi eleito pelos leitores e pela redação do AutoSport como o piloto que mais sobressaiu durante a temporada de 2013 no Todo-o-Terreno. O valor do piloto do Mitsubishi Racing Lancer foi assim alvo de reconhecimento, mostrando-se naturalmente muito satisfeito pelo galardão conquistado. Segundo afirmou: “é mais um prémio e este tipo de reconhecimentos são sempre positivos. Fico satisfeito, obviamente, por mim, pela equipa, pelos patrocinadores. Mostra o trabalho que acho que ficou à vista com resultados foram inequívocos já que fomos sempre candidatos à vitória e acho que isso é o mais importante. Não são só as vitórias que contam pois também é importante estarmos sempre competitivos em todas as provas e isso, de facto, aconteceu. São seis títulos, num feito inédito e é mais um prémio a acrescentar a tudo o que temos feito. Acho que é muito bom”.

Acho que é muito bom”. Para Barbosa, “temos tido uma carreira, a meu ver, fantástica e os prémios vêm complementar isso, mesmo se não são eles nos satisfazem, mas sim as vitórias, os campeonatos e a satisfação de todos aqueles que nos apoiam”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado