Para quando do ‘sofá’ à Fórmula 1?

Por a 31 Julho 2019 08:59

Os E-Sports são um fenómeno crescente no mundo. Estudos mostram que os lucros ultrapassam os mil milhões de dólares, numa competição que já conta com uma audiência estimada em 454 milhões de pessoas.

Os desportos motorizados, como é óbvio, não escapam a este fenómeno, com a FIA na linha da frente da revolução.

Em 2018, os responsáveis pelo Gran Turismo, abordaram a FIA para criar uma série de E-Sports com base no popular jogo. A FIA Gran Turismo Sport Championships foi criada.

Pilotos como Jann Mardenborough ou Lucas Ordóñez – para allém de Miguel Faísca, ou ainda Hugo Araújo, como bem nos lembramos, são oriundos dos simuladores, ou seja, começaram no ‘sofá’ e são, neste momento (ou já foram), pilotos profissionais, ou semi-profissionais.

“Os videojogos que envolvem condução e desporto motorizado são agora tão precisos que se começam a tornar um caso sério para nós.” – disse o vice-presidente para o Desporto da FIA, Graham Stoker.

“As capacidades são diretamente transferíveis. Esse não é o caso com outros videojogos. Pensem sobre o futebol. Os jogadores que ganham nas consolas, não têm necessariamente as capacidades para ir para um campo e chutar uma bola. Mas com o desporto motorizado é estranho: há um cruzamento muito sério” – explicou Stoker.

Mas, na Fórmula 1, está ainda longe de acontecer algo assim. A série rainha é muito seletiva na escolha dos pilotos, o caminho para lá chegar é bem mais difícil, muitos ficam pelas classes intermédias, mas a verdade é que um dia a Fórmula 1 receberá um piloto que tenha começado nos (agora) Esports (antes GT Academy ou outras semelhantes). É inevitável.

Será engraçado perceber quem será o primeiro.

Como se sabe, em 2017, o fenómeno dos videojogos chegou à Fórmula 1 a ‘sério’, já que foi criada a E-Sports Series.

As dez equipas da grelha participaram e desde aí não mais saíram, numa competição que tem prémios para distribuir no total de 500.000 dólares.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores