Montalegre recebeu a caravana do Drift

Por a 22 Agosto 2012 12:22

Com efeito, era necessário atingir uma boa velocidade para se conseguir fazer o pedido pelo jurado na primeira curva do circuito. A curva era longa e exigia a passagem pelo interior à entrada e exterior na saída, tendo depois um ”s” que obrigava a passagem interior na primeira curva e exterior na segunda, entrando de seguida na reta da meta. Os treinos foram pautados por andamentos moderados e de teste à abordagem da primeira curva. Nesta altura, as velocidades de abordagem ao primeiro ‘clipping point’ andavam à volta dos 100 km/h, onde se destacavam Nelson Rocha, André Silva e Martin Nos. Apesar do seu bom andamento nos treinos, o BMW de Martin Nos foi vítima de um problema mecânico, o que impediu o piloto de iniciar as qualificações.

Nestas, o momento em que pilotos e máquinas definem o acesso às batalhas, e se luta para ficar nos três primeiros, posições que atribuem bonificações na pontuação final da prova. Assim, a determinação e agressividade foram nota dominante, a média de velocidade de todos os pilotos, no drift de abordagem à primeira curva, foi superior a 100 km/h, sendo que Nelson Rocha foi o mais rápido com 115 km/h. Os lugares da qualificação ficaram da seguinte forma: 1º Nelson Rocha, 2º André Silva, 3º José Lopes, 4º Firmino Peixoto, 5º Raphael Fulco, 6º João Gonçalves (Sr. Mota).

Nelson Rocha e André Silva apuraram-se diretamente para as meias-finais. Assim defrontam-se, na 1ª batalha, Firmino Peixoto e Raphael Fulco. Apesar do empate na segunda passagem, Firmino Peixoto leva a melhor sobre Raphael Fulco, fruto da pouca agressividade do piloto brasileiro na primeira passagem. Na segunda batalha da tarde defrontam-se José Lopes e João Gonçalves, tendo o piloto do Nissan levado a melhor sobre o BMW amarelo, talvez um prenúncio do que estava para acontecer. Chegadas as meias-finais, temos as parelhas André Silva-Firmino Peixoto e Nelson Rocha-José Lopes, tendo sido necessárias três sessões de batalhas e seis passagens em cada meia-final, para apurar os finalistas.

Agressividade e elevado controlo dos carros em drift, foi a tónica dos pilotos nas meias-finais. André Silva da Bypower foi um dos apurados e, não fosse um falso arranque de Firmino Peixoto, as batalhas iriam pelo menos à quarta sessão. José Lopes, com uma condução muito segura e determinada, consegue levar de vencida Nelson Rocha que faz um pião na última passagem, quando ia em perseguição do Nissan vermelho de José Lopes. Nelson Rocha assegura o 3º lugar, isto porque Firmino Peixoto abandona por avaria mecânica no seu AE86.

A final, entre José Lopes e André Silva, foi curta mas muito intensa. Ambos os pilotos preconizaram excelentes momentos de emoção, a proximidade entre os casos foi um fator determinante para tal, tendo José Lopes saído vencedor, fruto da sua agressividade na primeira passagem e de um erro de André Silva na segunda passagem, tendo ‘perdido’ o carro na abordagem ao primeiro ‘clipping point’. Desta forma, José Lopes foi o vencedor da ronda de Montalegre, secundado por André Silva, e com Nelson Rocha a ocupar o último lugar do pódio.

A próxima ronda, a última do campeonato de 2012, será nos dias 8 e 9 de setembro, onde se perspetiva uma grande luta pelo título de campeão, dado que, excluindo o pior resultado, os três primeiros estão separados por apenas 7 pontos, estando José Lopes a 3 pontos do primeiro lugar de Nelson Rocha, e André Silva a 4 pontos do segundo lugar do piloto do Nissan vermelho.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado