Fórmula Ford dá 11ª volta mais rápida de sempre ao Nordschleife

Por a 6 Setembro 2012 12:35

Um Fórmula Ford equipado com Motor 1.0 EcoBoost registou a 11ª volta mais rápida de sempre no famoso circuito de Nordschleife, 7m22s – superando super desportivos de mais de 600cv como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e o Pagani Zonda.

O pequeno mas enérgico motor Ford 1.0 EcoBoost é o principal responsável para que um Fórmula Ford tenha registado uma das voltas mais rápidas de sempre no famoso circuito alemão de Nordschleife, em Nürburgring.

Esta versão única, e homologada para a estrada do mais recente monolugar de Fórmula Ford completou uma volta em 7 minutos e 22 segundos, registando assim o 11º tempo mais rápido de sempre no circuito, um desempenho que o coloca à frente de uma série de super -desportivos como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e Pagani Zonda, todos eles com mais de 600cv.

“Este pequeno motor tem deixado as pessoas a esfregar os olhos de descrença”, disse o piloto e especialista Nick Tandy, de 28 anos, que registou o crono: “É simplesmente espantoso que um motor de um litro e 3 cilindros possa proporcionar este tipo de desempenho”

Os engenheiros da Ford dedicaram vários meses de trabalho ao projeto para substituir o habitual motor 1.6 EcoBoost de 180cv do Fórmula Ford, por uma versão especialmente desenvolvida de 205cv do novo motor global a gasolina da companhia, o 1.0 EcoBoost, que foi recentemente foi nomeado “International Engine of the Year”.

Motor homologado para estrada

A equipa responsável do projeto modificou também o veículo para que estivesse perfeitamente homologado para o seu uso em estrada, equipando-o com tampões de rodas, faróis dianteiros e traseiros e indicadores de mudança de direção, espelhos retrovisores aerodinâmicos e uma buzina. O carro é equipado com uma caixa manual de 6 velocidades e pneus homologados para circulação nas estradas.

A velocidade máxima não homologada é de 255,5 kmh, com a aceleração dos 0-100 kmh de menos de quatro segundos. O veículo completou os 20,832 km do circuito de Nordschleife a uma velocidade média de 169 km/h: “Queríamos provar que tamanho não importa, mostrando a todos a grande capacidade do motor que desenvolvemos com o 1.0 EcoBoost,” disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing e Vendas, Ford Europa. “E que melhor maneira de superar alguns dos melhores super-desportivos do mundo no Nordschleife, utilizando apenas uma fração do combustível.”

Os testes internos também demonstraram que o Fórmula Ford 1.0 EcoBoost é capaz de um consumo de combustível extremamente frugal, tão somente de 2,4l/100km a 56 km/h e de 5l/100km a 120 km/h.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado