Desporto Motorizado europeu em risco… por falta de seguro

Por a 12 Outubro 2017 18:09

Se esta notícia fosse lançada a 1 de abril poderia levantar fortes ‘suspeitas’, mas infelizmente não é o caso, e o assunto para além de muito sério, está a ser encarado com a devida preocupação pela globalidade dos responsáveis pelo desporto motorizado europeu.

Chris Aylett, director executivo do Motorsport Industry Association (Associação da indústria do desporto motorizado, um associação britânica de carácter comercial, que representa empresas diretamente ligadas ao desporto motorizado no Reino Unido) lançou o apelo para que se tomem medidas rapidamente a fim de evitar males maiores.

A União Europeia está a fazer atualmente uma consulta relativa à lei dos seguros, que está a ser revista, e que é aplicável aos 27 membros da EU. Uma das regras que foi definida pelo Tribunal Europeu refere que todos os veículos motorizados devem ter um seguro de responsabilidade civil que cubra danos provocados a terceiros (regra VNUK). E quando se usa o termo ‘todos’ é no sentido literal e aí estão também incluídas as máquinas de competição.

Em termos práticos isso implicaria que cada acidente que ocorresse num circuito seria tratado como um sinistro numa estrada pública, com recurso às autoridades incluído, tornando a prática do desporto motorizado virtualmente impossível.

Como tudo começou?

O caso remota a 2014, em que Damijan Vnuk, que tinha subido um escadote e este foi derrubado por um trator que manobrava um reboque. Depois de muitas voltas, foi pedido ao Tribunal Europeu para avaliar se o Sr. Vnuk estaria coberto pelo seguro, uma vez que o trator estava a ser usado como máquina e não como veículo de transporte. Assim, o Tribunal Europeu deliberou que todos os veículos motorizados deveriam estar cobertos por um seguro que cobrisse os danos feitos a terceiros e que o Sr Vnuk tinha direito a uma compensação pelo acidente. Da deliberação feita concluiu-se também que a exigência é aplicável em terrenos privados. E este é um ponto muito importante…

Como a regra colocada pelo tribunal europeu exige que todos os veículos a motor tenham um seguro que cubra os danos de terceiros, cumprindo exigências definidas (que nos escusaremos de reproduzir, mas que implica que o seguro cubra de forma ilimitada todos os danos provocados a terceiros), essa regra aplica-se também ao desporto motorizado. O grande problema que surge aqui, é que os custos dos seguros iriam disparar para níveis incomportáveis para quem compete, impossibilitando a prática do desporto motorizado. Estas diretrizes ainda não se fizeram sentir pois os estados membros ainda não alteraram as suas legislações sobre este assunto, mas tal não poderá perdurar pois existe a obrigação de adotarem estas medidas.

O apelo feito pela MIA vem de encontro a uma consulta pública feita pela EU que pretende rever as leis dos seguros para veículos motorizados. A associação vem pedir a todos os envolvidos no mundo do desporto motorizado que respondam à consulta e para que se opte pela chamada Opção 3, uma alteração à lei base proposta que define que as exigências feitas seriam apenas aplicadas em situação de transito, excluindo assim as competições motorizadas. O inquérito está aberto até dia 20 e é fundamental que todos os intervenientes no desporto motorizado respondam a fim de haver uma base sólida para a aplicação da alteração acima referida e as competições motorizadas não ficarem em risco.

Link do Inquérito: CLIQUE AQUI

Link da MIA que explica em pormenor a situação: CLIQUE AQUI

Link da MIA que segue este assunto: CLIQUE AQUI

Fábio Mendes

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
6 anos atrás

Imagino o que seria um seguro pagar os prejuízos quando houvesse um acidente na F1 envolvendo vários carros, nada difícil de acontecer.
Era engraçado ver a guerra entre a seguradora e a equipa de F1, uma exigia um valor astronómico por cada peça e a outra dizia que não pagava porque o veículo não tem valor comercial.. lol

ernie
ernie
6 anos atrás

Primeiro há que apurar qual é o tipo de danos em terceiros que são cobertos pelo seguro de prova, e os que são cobertos pelo seguro dos próprios pilotos, e ainda o seguro de acidentes de trabalho que todos os profissionais e voluntários envolvidos, desde comissários, jornalistas, membros da organização, mecânicos, etc. Ainda não li a informação contida nos links, que provavelmente será elucidativa nessas questões. No entanto, acredito que por uns seguros ou por outros: seguro individual dos pilotos, seguro de prova, e seguro de acidentes de trabalho, todas as situações estarão contempladas. Quanto ao caso do Sr. Vnuk… Ler mais »

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado