Porsche 911 RSR foi testado até aos limites

Por a 12 Outubro 2017 18:56

Diz o dicionário que Endurance é a capacidade de fazer algo difícil durante um longo período de tempo. E as corridas de Endurance são mesmo isso, uma luta contra os adversários mas acima de tudo contra as adversidades e o tempo.

São vários os exemplos que mostram que nem sempre os mais rápidos vencem e a máxima “para acabar em primeiro, primeiro é preciso acabar” é a essência das corridas de longa duração e ninguém melhor que a Porsche para entender esta filosofia.

E como a fiabilidade tem de ser a toda a prova, os engenheiros germânicos não olharam a meios para testar a sua nova máquina. O novo Porsche RSR marcou também o início de uma nova filosofia, com a colocação do motor à frente do eixo traseiro, acompanhando assim a tendência da grande maioria dos adversários e indo contra o que é a própria essência da Porsche.

Isto permitiu que o design do carro fosse repensado e este pudesse criar mais apoio aerodinâmico, algo essencial na alta competição. Outra novidade foi também o motor, um 4.0L, Flat Six, naturalmente aspirado, com 510 cv de potência.

Mas o que mais impressiona são os números dos testes realizados. A marca alemã fez rodar a sua máquina durante 50 horas, na exigente pista de Sebring, escolhida pela sua superfície irregular e da sua exigência técnica. 35400Km percorridos antes da prova de estreia nas 24 Horas de Daytona.
O próprio motor levou uma ‘tareia’ antes de ser considerado apto para a competição com mais de 300 horas no banco de testes, 70 delas em andamento contínuo.

Foi provavelmente o mais extenso e exigente programa de testes que uma máquina deste género enfrentou. Os engenheiros da Porsche não brincaram em serviço e levaram a evolução do RSR muito a sério. Foram construídos sete carros, dois para o IMSA, dois para o WEC e três para testes. Estão vendidos seis para equipas privadas para o próximo ano.

Fábio Mendes

O novo Porsche RSR testou durante 50 horas na exigente pista de Sebring. estreia-se nas 24 Horas de Daytona

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    1
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    1 Comment threads
    0 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    1 Comment authors
    Speedway Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    can-am
    Membro
    can-am

    Espectacular carro -lembra os antigos 911 GT1.
    Só é pena que o modelo que se compra no stand tenha mais potência do que estes motores “estrangulados”!
    Se fosse pelas antigas regras do saudoso GT1 este carro debitaria perto de 1000 cv.
    Malditos BOPs !

    últimas VELOCIDADE
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png