CRÓNICA: Como será o desporto automóvel daqui a 40 anos?

Por a 24 Novembro 2017 18:03

O desporto automóvel é uma área perfeita para atestar a forma como o mundo mudou em apenas 40 anos. Desde a evolução da mecânica, à eletrónica ou aerodinâmica, há um mundo de diferenças, e as próximas quatro décadas não serão em nada diferentes. Provavelmente, tudo evoluirá ainda (muito) mais depressa e se nos questionarmos sobre como poderá ser o desporto automóvel daqui a 40 anos, tanto os que já ficaram para trás na vida do Autosport, não deve haver muita gente capacitada para traçar cenários a esta distância. Sabemos que a inteligência artificial está a evoluir muito depressa, e sendo certo que a condução autónoma se massificará na indústria automóvel muito antes disso, isso leva-nos a pensar como poderá ser o desporto motorizado.

Este desporto é e sempre foi de pessoas para pessoas, e como será a figura do piloto-herói daqui a 40 anos é uma grande incógnita. Num mundo em que os carros não precisarão de ninguém a pilotá-los, ainda haverá corridas? De que tipo? Ninguém sabe. Quem serão os heróis? Os programadores? Nem pensar! É uma das coisas boas da vida, ninguém sabe como será o amanhã, por isso o melhor mesmo é desfrutar do presente, mesmo que para isso tenhamos, de vez em quando, que recordar o melhor que o passado nos deu. É por isso que estamos agora a recordar o que de melhor houve no desporto motorizado nos 40 anos de vida do AutoSport. Por muito tempo que passe nunca vamos esquecer nomes como Senna, Schumacher, Loeb, Ferrari e muitos mais.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
6 anos atrás

Daqui a 40 anos já não existem automóveis. Serão corridas de VR, Realidade Virtual. Se as premissas da actual F1 ser híbrida é por causa da relevância para a indústria, daqui a 20 anos os carros deixam de ter volante e pedais e serão de condução autónoma. Daí que defenda que a F1 pode voltar aos V10 e substituir a gasolina por etanol, ou algum combustível sintético. Quem sabe se será possível estabilizar o hidrogénio, para que este esteja em segurança no depósito.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
6 anos atrás
ernie
ernie
6 anos atrás

Sinceramente, espero não estar cá para ver essa C*g*d*. Segundo a bola de cristal da minha vizinha “bruxa” (sim tenho uma mas não consulto), o desporto motorizado daqui a 10 anos, vai cheirar a curto circuito, e em vez de problemas no turbo, vamos ter problemas no induzido, por isso o desporto motorizado daqui a 40 anos vai ser uma M*rd*! Já agora, o AS está a passar por alguma espécie de crise dos 40? Relax! Eu quando fiz os 40, sentia-me exactamente como se tivesse 39, e quando fiz 41 nada tinha mudado. Hoje tenho 56, e se não… Ler mais »

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado