Como a gestão de frotas e a localização GPS pode ajudar na segurança dos ralis?

Por a 16 Março 2021 10:23

Há já algum tempo que o mundo do GPS e da gestão de frotas entrou no mundo do desporto motorizado. Os ralis são pioneiros na utilização do sistema de posicionamento global, como ferramenta para o rastreamento e segurança dos carros e equipas. O GPS ajuda na localização em tempo real, e consequentemente no controlo de tempo individual e globalmente, na rápida deteção de possíveis acidentes, e na gestão desses dados. Vamos perceber como funciona.

O software de gestão de frotas é utilizado para receber e processar informação sobre os veículos: monitoriza o estado e localização dos participantes (cada veículo emite constantemente informação de posicionamento GPS), permite visualizar alarmes, e que sejam enviados sinais de aviso para os próprios dispositivos. Graças ao software, esta informação é processada de uma forma mais clara, e ajuda muito os organizadores das provas, na monitorização das corridas.

Mas não são apenas a posição, a distância e a velocidade, os dados que um localizador GPS para carros, pode trazer para os ralis e o desporto. A monitorização constante do veículo permite a todos compreender se existe um possível acidente. Por exemplo, o facto de um participante parar numa classificativa ou setor seletivo, no caso do todo-o-terreno, pode significar que houve um qualquer problema, entre eles um potencial acidente.

Isto é especialmente importante em classificativas noturnas, ou sendo de dia, com mau tempo, como nevoeiro, neve ou chuva, que podem comprometer ainda mais a segurança dum evento desportivo. É, portanto, muito mais fácil monitorizar o estado do veículo, e detetar um possível problema instantaneamente, e a partir daí encontrar uma solução muito mais rapidamente.

É também interessante acrescentar que estes fatores têm-se em conta, não só durante as provas propriamente ditas, mas também durante as fases de reconhecimento, no caso dos ralis. Ou seja, durante o período em que as equipas tiram as notas de andamento. Toda essa informação é seguida em tempo real pelos organizadores das provas, o que se reveste da maior importância no caso dos reconhecimentos, onde não é permitido às equipas rodarem acima dos limites estipulados pelo código da estrada. Assim, não só os comissários monitorizam os concorrentes via GPS, como também as equipas sabem que são constantemente monitorizadas, o que é fundamental para garantir a segurança de todos.

Este artigo foi elaborado pela Verizon Connect (Inosat), especialistas em software de gestão de frotas via GPS.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
3 anos atrás

E não é só para segurança. É também para evitar, ou pelo menos tentar, que sejam feitos “desvios” para resolver problemas mecânicos ou pequenos reabastecimentos. Antigamente, via-se de vez em quando um piloto chegar a uma classificativa e depois chegar o piloto que até devia chegar primeiro, sendo que o primeiro dizia que não tinha passado ou ultrapassado o segundo. Conclusão: o segundo tinha-se “escondido”.

markus.manz
markus.manz
3 anos atrás
Há muito tempo temos um sistema que nos permite acompanhar e nos comunicar com as tripulações em caso de algum problema, na Suíça.
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado