Avus-Berlim (1921/1998): Para homens de barba rija

Por a 12 Outubro 2023 17:28

AVUS não é o nome de uma localidade, mas sim as iniciais de “Automobil Verkehrs und Ubungs Strasse”, expressão alemã que quer dizer, mais ou menos, “Rua para Tráfego e Treinos de Automóveis”.

À parte isso, trata-se da designação comum a uma das mais demolidoras e impressionantes pistas alemãs. Situada em Berlim, a ideia para construir uma pista nesta cidade surgiu em 1907. Os trabalhos começaram apenas em 1913 e, com a interrupção da I Grande Guerra, a pista ficou incompleta até 1921, quando foram garantidos os fundos necessários para acabar o projecto.

A pista era muito simples: duas linhas paralelas, com oito metros de largura e oito metros de campo relvado, entre ambas, traçadas no caminho entre o bosque de Grunewald e Charlottenburg e a estação de caminhos-de-ferro de Nikolaisee. A nordeste, as duas linhas estavam unidas por uma volta longa, de 254m e um ‘banking‘ de 4,93 graus (Nordschleife) e, a sudoeste, por uma curva fechada, com 166m e um ‘banking‘ de 5,71 graus (Sudschleife).

A primeira corrida teve lugar em Setembro de 1921 e, para a pista ficar paga, introduziu-se uma estrada com portagem. Em 1926 teve ali lugar o primeiro Grande Prémio da Alemanha, uma prova dramática, pois a chuva provocou diversos acidentes mortais, entre pilotos e espectadores. A corrida foi ganha por uma estrela em ascensão, Rudolf Caracciola, que repetiu a graça em 1931, então com um Mercedes- Benz SSKL oficial. Otto Merz morreu ali em 1933, com um carro idêntico e, em 1935-36, a pista sofreu obras drásticas. Depois delas, a curva Norte ficou com um incrível ‘banking‘ de 43 graus e, sem resguardos para travar os carros a mais de 300 km/h, depressa ficou conhecida como Muro da Morte. Em 1959, Jean Behra morreu aí numa corrida de Sport, durante o GP da Alemanha e, em 1968, a Nordschleife foi desmantelada. A pista manteve-se activa, sem a mesma glória, até 1998.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado