Alex Zanardi prepara-se para os Paralímpicos

Por a 20 Agosto 2012 09:53

Depois de ter perdido ambas as pernas num trágico acidente na IndyCar em Lausitzring, 2001, o piloto italiano recuperou e manteve a sua atividade nos desportos motorizados. Menos de dois anos após o acidente já corria no ETCC, em 2005 passou para o Mundial de Turismo, WTCC, onde obteve quatro vitórias entre 2005 e 2009, altura em que se dedicou de corpo e alma às maratonas em cadeira de rodas. Para já, o seu palmarés já conta com uma vitória na Maratona de Nova Iorque, e em Londres vai tentar as medalhas, até porque, ironicamente, a corrida se realiza em Brands Hatch: “Conhecendo o circuito melhor que todos os outros, sei perfeitamente onde travar, onde abrandar e as trajetórias. Vamos ver, vai ser muito equilibrado”, referiu.

Recordar o percurso dum campeão

Alessandro Zanardi deu em 2003 prova de uma coragem notável. Sem as duas pernas depois de um terrível acidente, em Lausitzring, durante a prova de Fórmula Cart que ali decorreu em 15 de Setembro de 2001, o italiano encetou então uma recuperação esforçada, que culminou em emblemáticas voltas efectuadas, com um monolugar de Fórmula Cart, no mesmo circuito que quase lhe foi fatal. Sucedeu em 2003 e então Zanardi cumpriu as voltas que lhe faltaram disputar há dois anos, fazendo um tempo que lhe permitiria, caso isso fosse possível, largar da primeira linha da grelha para a corrida de Maio.

Mas, como se tal não fosse suficiente, em 19 de outubro, Alessandro Zanardi regressou à competição activa. Fê-lo na última prova do ETCC, em Monza, aos comandos de um BMW 320i da equipa Ravaglia Motorsport, adaptado às suas limitações físicas. Zanardi não de deixou intimidar, terminando em 7º na segunda corrida, depois de se ter visto envolvido num acidente, na primeira.

A segunda vida do mais querido piloto

O dia 16 de Setembro de 2001 nunca mais será esquecido por Alessandro Zanardi. Nessa data, no início da tarde, um acidente durante a prova do campeonato de Champ Cars, na oval alemã de Lausitzring, quase lhe tirou a vida. Um choque fortuito, a mais de 320 km/h, quando entrou em “tête”, ao sair das boxes e acabou na trajectória de Alex Tagliani, atirou-o para a cama de um hospital. Em coma durante vários dias, Zanardi ficou sem ambas as pernas – arrancadas literalmente no embate. A enorme quantidade de sangue perdida fez temer pelo pior. Felizmente, recuperou e, poucas semanas depois, durante a entrega do “Capacete de Ouro” da revista italiana “Autosprint”, emocionou toda a gente ao levantar-se sobre as suas novas próteses e anunciar o abandono: “Agora, vou dedicar-me ao que mais gosto: a minha mulher e o meu filho. Quero dar-lhes tudo aquilo que não pude dar durante os meus anos de piloto.”

O regresso não anunciado

No entanto, os pilotos de automóveis são feitos de uma fibra diferente. Dois anos mais tarde, Zanardi regressou aos comandos de um carro de corrida, participando oficialmente na última prova do ETCC, em Monza.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado