Acção de formação para comissários e directores de prova em Vila Real

Por a 13 Março 2018 10:58

Decorreu no último fim de semana uma acção de formação para comissários e directores de prova, organizada pela FPAK e pelo Clube Automóvel de Vila Real.

Esta formação juntou elementos de vários clubes do norte do país, responsáveis pela organização desportiva de provas a nível nacional e internacional, tendo como objectivo criar uma base de formação comum a todos os elementos inseridos das provas.

Estiveram presentes grandes nomes da cena do desporto nacional e internacional, entre os quais Rui Marques e Eduardo Freitas, assim como outros representantes FPAK, que tiveram como missão passar os seus conhecimentos à atenta plateia.

A formação foi dividida em duas partes: a primeira, focada nos directores de prova das várias modalidades do desporto automóvel, com especial atenção nas alterações feitas na regulamentação nacional e internacional para 2018, assim como uma visão do que poderá ser o futuro a curto prazo. A segunda parte, virada para os comissários, teve uma forte componente teórica onde, foram transmitidos conhecimentos e experiências por parte dos palestrantes assim como  demonstrações práticas, com um exercício de extracção, seguido de um exercício de um extinção de incêndio com a ajuda dos bombeiros de Vila Real, de forma a dar as noções básicas de combate a um fogo.

Eduardo Freitas realçou que é vontade da FPAK envolver-se mais na formação dos comissários, algo que até agora era essencialmente feito pelos clubes. A FPAK pretende assumir essa responsabilidade de forma de estabelecer um mínimo comum a todos e assim garantir um nível de qualidade superior. Eduardo Freitas enalteceu ainda a qualidade dos comissários que existem em Portugal, afirmando que o nível que existe cá é tão bom quanto o que vemos lá fora.

Tiago Fernandes, do CAVR, não escondeu a satisfação e o orgulho em receber um evento deste calibre:

“É um orgulho receber um evento FPAK com a chancela da FIA que faz parte de um plano mundial de formação em que a nossa federação também está integrada. É acima de tudo uma das primeiras acções no cumprimento do compromisso assumido perante os associados.  É a primeira iniciativa que pretende dotar os nossos colaboradores de uma formação actual e dar formação a novos elementos e acima de tudo continuar a credibilizar o CAVR que é um dos grandes objectivos destes corpos sociais”.

 

Paulo Magalhães, da FPAK fez um balanço muito positivo dos trabalhos

“O objectivo é melhorar a qualidade das provas e a melhoria no aspecto da segurança passa por dar formação às pessoas envolvidas e alerta-las para procedimentos básicos.  Queremos ter um desporto motorizado mais seguro e cativar gente nova que também é um dos nossos objectivos. O balanço é extremamente positivo.”

Decorreu no último fim de semana uma acção de formação para comissários e directores de prova, organizada pela FPAK e pelo Clube Automóvel de Vila Real.

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    Please Login to comment
      Subscribe  
    Notify of
    últimas MAIS MOTORES
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png