A aliança Noruega-Portugal

Por a 20 Maio 2014 11:58

No paddock da ronda portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralicross havia uma box com duas bandeiras orgulhosamente colocadas à entrada. Acabámos por descobrir que o norueguês Torleif Lona, vencedor da categoria TouringCar em Montalegre, tem uma história interessante em conjunto com um amigo português.

Natural do Barreiro, Humberto Coelho é mais um mecânico nacional que foi obrigado a emigrar em busca de melhores condições de vida. Depois de ter trabalhado na equipa oficial da Fiat Portugal no tempo dos Punto Kit-Car de José Pedro Fontes e Vítor Lopes, Humberto Coelho encontrou trabalho num concessionário da Ford em Arendal, na Noruega, onde Lona também divide a sua paixão pelo Ralicross com o trabalho de mecânico.

Ambos descobriram que tinham um interesse comum e juntaram esforços para disputarem as nove provas do Campeonato do Mundo que contam para o Europeu da classe TouringCar, com carros de tração traseira e motores 2.0 atmosféricos. “Somos apenas dois amigos que trabalham em mecânica e que têm uma paixão por isto. O Torleif já corria quando eu o conheci no concessionário e interessei-me pelo projeto porque me permitiu voltar a fazer o que gosto, que é a competição. Não ganhamos dinheiro com isto, sai tudo do nosso bolso e do nosso esforço. Talvez um dia quando ele for campeão possa pagar-me!”, brincou Humberto Coelho.

E Lona obteve mesmo em Montalegre a sua primeira vitória numa prova do Campeonato da Europa, terminando a Final na frente dos compatriotas Kjetil Larsen (Skoda Fabia) e Anders Braten (Ford Fiesta). “Gosto muito desta pista. No ano passado estava em segundo na Final quando parti uma transmissão. Este ano ganhei e foi o concretizar do meu sonho. Basicamente, comprei a carroçaria de um Fiesta SuperCar à equipa do Andreas Eriksson (ndr, a OlsbergsMSE) e depois eu e o Humberto fizemos todo o trabalho para montar a mecânica de um tração traseira. Tive alguns problemas de motor mas felizmente deu para terminar a Final e ganhar. Tenho mesmo que voltar cá”, resumiu Lona. Um exemplo de (boas) relações bilaterais entre Portugal e Noruega.

Foto: Zoom Motorsport

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado