0,00mg/L é o objetivo: FIA reintroduz testes anti-álcool em provas

Por a 14 Novembro 2022 18:57

A FIA reintroduziu o seu Regulamento Anti-Álcool, que se aplicará a todos os pilotos e funcionários que participem em competições internacionais registadas no Calendário Desportivo Internacional da FIA.

Os testes anti-álcool foram temporariamente interrompidos durante a pandemia de Covid, tendo agora recomeçado com um sistema atualizado e com Técnicos de Álcool Respiratório (BAT) especialmente treinados. A presença de álcool no corpo de um piloto ou oficial durante um evento é proibida.

Para os concorrentes, um primeiro teste pode ser feito por um BAT em qualquer lugar entre três horas antes de uma atividade de condução e até 30 minutos após o fim dessa atividade. No caso de um resultado positivo, um segundo teste de ‘confirmação’ é sempre administrado numa área da estação de controlo no local, utilizando um dispositivo de medição alternativo.

Este processo rigoroso é concebido para garantir a integridade dos resultados.

Caso ambos os testes dêem um resultado positivo, o assunto é imediatamente encaminhado para os Comissários Desportivos do evento.

O mesmo processo será utilizado para Oficiais, que podem ser testados a qualquer momento quando se encontram em serviço. As consequências de reprovação no teste Anti-Álcool são graves, uma vez que a FIA implementa estritamente o princípio da tolerância zero.

Para além da desqualificação automática do piloto de todas as competições do evento, os Comissários têm várias sanções que podem aplicar (dependendo da medição do álcool num volume de respiração, expresso em miligramas por litro, e do número de infracções). Estas sanções incluem uma multa e uma suspensão de um mês a quatro anos.

Um funcionário reprovado no teste anti-álcool verá o seu afastamento automático e imediato das suas funções no Evento. Podem também esperar uma suspensão entre um mês e quatro anos.

Qualquer recusa de um piloto ou funcionário a submeter-se à Prova, quando solicitado, será considerado uma violação do Regulamento e a BAT encaminhará imediatamente o assunto para os Comissários.

A FIA realizou testes anti-álcool nas rondas 6 e 7 do Campeonato Mundial de Rally Cross da FIA de 2022 no Benelux World RX de Spa-Francorchamps.

Um total de 42 pessoas (pilotos e oficiais combinados) foram testados e não houve resultados positivos – com todos a registarem um resultado de 0,00mg/L no teste.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado