Troféu Rotax arrancou em Palmela

Por a 28 Março 2019 10:44

A primeira jornada dupla do Troféu Rotax 2019 disputou-se no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional de Palmela, com mais de seis dezenas de pilotos.

O Troféu Rotax 2019 arrancou hoje no Kartódromo Internacional de Palmela, com a realização da primeira jornada dupla, sob a organização do Motorsport Viana Clube, competição que apura o vencedor de cada categoria para as Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.

Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando a disputar-se uma prova no sábado (duas finais) e outra no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.

No que diz respeito ao primeiro dia de competição nas categorias DD2 e DD2 Master (esta para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos), que partilham a mesma grelha, no somatório dos resultados das duas Finais, Pedro Pinto venceu a categoria DD2 enquanto Gonçalo Coutinho foi segundo classificado e João Oliveira terceiro, triunfando entre os Master, com os mesmos pontos de Vítor Mendes, sendo o melhor tempo obtido nos treinos cronometrados o fator de desempate. António Bravo Lima fechou o top-5 e o pódio da Master e Mark Dinis terminou na sexta posição, sendo o quarto posicionado da Master. Mariano Pires foi forçado a abandonar na Final 2 devido a problemas mecânicos.

No segundo dia, nova prova, no somatório dos resultados das duas Finais, Mariano Pires venceu a categoria DD2 enquanto Gonçalo Coutinho e Pedro Pinto completaram o pódio. João Oliveira foi quarto classificado à geral e garantiu a vitória na Master, na qual Vítor Mendes foi segundo classificado, na frente de Mark Dinis e de António Bravo Lima.

Categoria Sénior
Na categoria Sénior, no sábado, Guilherme de Oliveira foi o vencedor, sendo acompanhado no pódio por Diogo Marques e Manuel Alves. O holandês Jesse Doorgest foi o quarto classificado e madeirense João Bazenga fechou o top-5 no seu regresso às provas no continente. Gabriel Caçoilo foi o sexto classificado final, Miguel Corsino foi sétimo, enquanto Rodrigo Lessa, Afonso Trindade e Alexandre Almeida também terminaram dentro do top 10, por esta ordem. Diego Sirgado foi o 11.º classificado, Dennis Oliveira foi 12.º e Leonardo Guimarães completou a classificação após as duas corridas deste sábado. No domingo, Guilherme de Oliveira fez o pleno de vitórias, sendo acompanhado no pódio por Jesse Doorgest e Diogo Marques. Manuel Alves ficou muito perto de subir ao pódio, no quarto lugar, Gabriel Caçoilo garantiu o quinto posto, na frente de Miguel Corsino, Afonso Trindade, Rodrigo Lessa, Alexandre Almeida e Leonardo Guimarães, que completaram o top 10 por esta ordem, seguidos por Dennis Oliveira e Diego Sirgado.

Categoria Júnior
Na categoria Júnior, no soma dos resultados das duas Finais de sábado, Miguel Silva triunfou ‘em casa’, enquanto Tomás Ribeiro e Diogo Martins completaram o pódio. José Barros e Pedro Perino foram os quarto e quinto classificados, respetivamente, na frente de Duarte Pinto Coelho, Matilde Ferreira, Diogo Faria, Gonçalo Moura e José Almeida que fecharam, por esta ordem, o top-10. Pedro Pinto Soares terminou na 11.ª posição, seguindo-se Francisco Serôdio e Carolina Trindade.
Pedro Perino venceu a prova de domingo, tendo Miguel Silva e Tomás Ribeiro completado o pódio, enquanto Duarte Pinto Coelho e Matilde Ferreira fecharam o top-5. Diogo Martins foi sexto classificado, seguindo-se Francisco Serôdio, Diogo Faria, Gonçalo Moura e Pedro Pinto Soares que encerrou o top-10. José Almeida, Carolina Trindade e José Barros terminaram, respetivamente, nas posições seguintes.

Categoria Mini-Max
Na categoria Mini-Max, Adrián Malheiro venceu no sábado, seguindo-se o espanhol Guillermo Pernía e João Oliveira. José Pinheiro e Miguel Couteiro terminaram nas posições seguintes, com os mesmos 97 pontos, mas com vantagem para o Pinheiro devido ao resultado obtido nos treinos cronometrados. Pedro Rilhado foi o sexto classificado, Diogo Castro terminou no sétimo lugar, na frente de João Coelho, Henrique de Oliveira, João Dinis e Tomás Rodrigues. No domingo, João Oliveira foi o vencedor, sendo acompanhado no pódio por Guillermo Pernía e Adrián Malheiro. O top-5 final ficou completo com Miguel Couteiro e José Pinheiro, este em igualdade pontual com Diogo Castro mas com vantagem pela performance nos treinos cronometrados. Pedro Rilhado foi o sétimo classificado, João Pinto Coelho foi oitavo, enquanto Henrique de Oliveira e João Dinis fecharam o top 10, seguidos por Tomás Rodrigues.

Categoria Micro-Max
Na Micro-Max, João Maria Gouveia venceu a prova de sábado, Christian Costoya foi segundo classificado e Salvador Trindade completou o pódio. Rodrigo Vilaça e Gonçalo Pereira fecharam o top-5, respetivamente, enquanto Martim Marques foi sexto classificado na frente de Martim Menezes, Pedro Barbosa, Pedo Moura e Afonso Pinto Soares. No domingo, triunfou Christian Costoya, Salvador Trindade e João Maria Gouveia completaram o pódio. Rodrigo Vilaça e Gonçalo Pereira encerraram o top-5, seguindo-se Lourenzo Campos, Martim Menezes, Pedro Barbosa, Pedro Moura, Afonso Pinto Soares e Martim Marques.

Categoria Micro-Academy
Na Micro-Academy, Tomás Gomes venceu no sábado, sendo acompanhado no pódio por Afonso Ferreira e Tomás Lobo. No top-5, terminaram o espanhol Gonzalo Pernía e João Pereira, seguidos por Oliver Doctor e David Luís. No domingo, Tomás Gomes voltou a triunfar, desta vez em igualdade pontual Afonso Ferreira mas com vantagem no desempate devido ao resultado nos treinos cronometrados. Tomás Lobo completou o pódio, na frente de Gonzalo Pernía, David Luís, Oliver Doctor e João Pereira.

A segunda jornada dupla do Troféu Rotax está marcada para 25 e 26 de maio e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas KARTING
últimas Autosport