Rotax Challenge celebra final em Fátima

Por a 4 Novembro 2008 15:47

Depois das ameaças de chuva no sábado, o tempo compôs-se, e apesar de muito frio, o sol esteve convocado para estas finais nacionais da Rotax Challenge, condimentadas pelos passaportes de apuramento a atribuir para as Finais Mundiais que se disputarão em La Conca (Itália) dentro de três semanas. Júnior, Max e DD2, com efeito, tinham três vagas para a participação portuguesa no Mundial, mas a emoção esteve presente em (quase) todas as categorias e corridas, excepção feita à DD2 que, por uma vez, teve apenas cinco participantes, numa “seca” perfeita para pilotos e público.

De resto, e desde as qualificações, jogou-se tudo por tudo em pista e, às vezes, até parece que se abusou um pouco, como pareceu ser o caso da Rotax Max: na pré-final, a vitória quase certa de Paulo Pereira foi comprometida na última volta por um toque que o afastou da primeira posição, relegando-o para um terceiro posto que não serviu as suas ambições. O que prefaciou as lutas seguintes.

Mas há que realçar sobretudo as excelentes participaçõesdos pilotos, a começar na Micro Max, com Yohan Sousa, Hugo Fernandez, Olivier Fernandez ou Martim Fernandes travando lutas renhidas, ou as prestações empenhadíssimas de Bruno Borlido, João Bazenga, José Pedro Faria ou João Ferreira. Diga-se que Borlido, ainda assim, geriu as suas corridas sempre com vantagem confortável, deixando os competidores em perseguição constante.

Na Júnior, Pedro Matos esteve numa recuperação constante desde os treinos cronometrados, que não lhe correram de feição; com Herlander Silva a dar uma excelente réplica, logo seguido de perto por João Pinto, todas as mangas da Júnior foram de verdadeira emoção.

E a final veio confirmar o excelente momento deste último, que acabou por se impor aos adversários – e assegurar o passaporte para Itália, apesar do excelente arranque de Pedro Matos, que chegou a assumir a liderança.

A final da Rotax Max foi – e que nos seja perdoado o lugar comum – imprópria para cardíacos, com a luta a permanecer dificilmente dentro dos limites do desportivismo. Com Gonçalo Gaivão na liderança, Paulo Pereira bateu-se esforçadamente pela vitória, com Paulo Gouveia metido numa competição mais do que renhida.

Mas se a contenda foi esforçadíssima, e a vitória do piloto de Viana do Castelo justificada, o clima gerado teve momentos de quezília, ou mesmo pior do que isso.

Na DD2, com tudo praticamente decidido, Carlos Machado merecia ter mais adversários e outra corrida, para justificar o seu esforço – e o de adversários como Marco Saraiva, por exemplo. Assim, sem retirar valor à sua ida à final mundial, as coisas acabaram por ter muito menos calor do que nas restantes categorias.

Com as classificações neste pé, na Final Nacional Rotax Challenge qualificaram-se para a Final Mundial João Pinto, em Rotax Max, Paulo Pereira, em Rotax Max, e Carlos Machado, em DD2.

Nogueira Gil

Classificações Finais

Micro Max

1º. – Hugo Fernandez

2º. – Olivier Fernandez

3º. – Yohan Sousa

Mini Max

1º. – Bruno Borlido

2º. – João Ferreira

3º. – José Pedro Faria

Rotax Júnior

1º. – João Pinto

2º. – Pedro Matos

3º. – Herlander Silva

Rotax Max

1º. – Paulo Pereira

2º. – Paulo Gouveia

3º. – Gonçalo Gaivão

DD2

1º. – Carlos Machado

2º. – Pedro Loures

3º. – Carlos Machado

    

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado