Guilherme de Oliveira entra no top-10 do Europeu Rotax Sénior em Itália

Por a 3 Junho 2019 19:13

Há cerca de um mês, na pista belga de Genk, Guilherme de Oliveira estreou-se na categoria Sénior das competições Rotax a nível internacional e garantiu um nono lugar no Open do Europeu Rotax.

Este fim de semana, na primeira prova do Rotax Max Challenge Euro Trophy – normalmente designado por campeonato europeu Rotax –, disputada no Adria Karting Raceway, em Itália, o piloto português voltou a estar em evidência.

Numa pista que desconhecia por completo, Guilherme de Oliveira, aos comandos de um kart equipado com chassis Kosmic da equipa britânica KR Sport – mas como habitualmente acompanhado pelo português José Santos –, entre quase seis dezenas de concorrentes, foi o segundo mais rápido da sua série nos treinos cronometrados e oitavo da geral, pelo que deixava boas indicações para o resto da prova.

Contudo, na primeira manga, um incidente obrigou-o a terminar na nona posição, sendo depois relegado para 19.º lugar por ter o spoiler dianteiro danificado, enquanto que na segunda manga – apesar de um incidente o ter feito ‘voar’ – continuou em pista e cruzou a meta na quinta posição, sendo, contudo, novamente penalizado por ter o spoiler dianteiro danificado e caiu para o nono posto.

Com estes resultados, o jovem português de 14 anos de idade, qualificou-se diretamente para as Finais de hoje. Na primeira, após largar da 19.ª posição rapidamente passou a rodar nos lugares da frente, mas um toque atirou-o para a 21.ª posição, sendo depois ainda penalizado e caiu para o 27.º lugar.
Na Final 2, apesar de arrancar na 27.ª posição e ter feito a primeira curva no último lugar, fez uma recuperação notável até terminar no nono lugar. Um desfecho muito positivo, para compensar a série de azares que teve durante a prova italiana.
A segunda prova será disputada em julho na Suécia e a terceira e última em setembro, na Alemanha.

Por Filipe Cairrão

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
2fast4u
Membro
2fast4u

Parabéns miúdo! Estas provas vão dar-lhe um “traquejo” muito importante. Sabemos que o material de topo é só para alguns por isso foi uma grande prestação

últimas KARTING
últimas Autosport