/karting/cpk/campeonato-de-portugal-de-karting-kia-casa-cheia-no-regresso/
Campeonato de Portugal de Karting KIA: Casa cheia no regresso | AutoSport

Campeonato de Portugal de Karting KIA: Casa cheia no regresso

Por a 27 Julho 2020 18:13

Xavier Lázaro, Tomás Fernandes, Noah Monteiro, Rodrigo Testa, Luís Leão, Rodrigo Ferreira, Hugo Marreiros e Vítor Mendes venceram a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020, disputada este fim de semana no Kartódromo de Viana do Castelo, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM).

A segunda jornada do Campeonato de Portugal de Karting KIA contou com 74 participantes e em todas as categorias não faltaram lutas intensas pelas melhores posições. A categoria X30, que contou com uma grelha de 25 pilotos, foi uma das mais interessantes de seguir, assim como a categoria Juvenil, que desta vez contou com 17 concorrentes.

Categoria X30 Super Shifter
Rodrigo Ferreira (Praga) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, completando a melhor volta em 42,530s aos 1117 metros do traçado minhoto e depois venceu as duas mangas de qualificação, pelo que largou da pole-position na Pré-Final, tendo a seu lado Ricardo Borges (Birel ART) na grelha de partida, enquanto da segunda linha partiram Hugo Marreiros (DR) – vencedor na Master – e o Rodrigo Almeida (CRG), moçambicano com raízes em Portugal.
Na Pré-Final, disputada em 12 voltas, Rodrigo Ferreira arrancou bem e liderou de princípio a fim, estabelecendo também a volta mais rápida em 43,456s. André Serafim (Intrepid) cruzou a meta na segunda posição, vencendo entre os Masters, e Hugo Marreiros terminou no terceiro lugar, segundo entre os Masters.
A luta pela quarta posição foi bem interessante e, neste particular, Vasco Lázaro (Kart Republic) levou a melhor, sendo 3.º na Master, na frente de Ricardo Borges (2.º Sénior), Vítor Mendes (Praga), vencedor na Gentleman e Paulo Martins (Charles Leclerc) – 4.º Master –, que sofreu uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem frontal. Ilídio Fernandes (Sodikart) cruzou a meta na sétima posição – 2.º na Gentleman –, seguindo-se Márcio Moreira (Sodikart), 5.º Master. Sérgio Carvalho (Luxor) e Rodrigo Almeida foram forçados a abandonar à passagem da sétima volta.
Na Final, disputada em 15 voltas, Rodrigo Ferreira partiu da pole-position e dominou todos os acontecimentos, rubricando, uma vez mais, a volta mais rápida, desta vez com o registo de 42,844s. O piloto do Porto venceu assim à geral e na classe Sénior, reforçando a liderança no campeonato.
Hugo Marreiros viu a bandeira xadrez na segunda posição e venceu entre os Masters, enquanto Rodrigo Almeida (2.º Sénior), André Serafim (2.º Master) e Ricardo Borges (2.º Sénior) fecharam o top-5. Vítor Mendes foi o sexto classificado e venceu na Gentleman, na frente de Márcio Moreira (3.º Master), Ilídio Fernandes (2.º Gentleman), Paulo Martins (3.º Master), Sérgio Carvalho (3.º Gentleman) e Vasco Lázaro (5.º Master) que teve problemas à passagem da sexta volta.

Categoria X30
Com uma grelha de 25 pilotos, a categoria X30 foi a mais concorrida em Viana do Castelo e Miguel Silva (Parolin) começou, no sábado, por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 44,263s. O piloto de Lisboa conseguiu depois duas vitórias nas mangas de qualificação, com o espanhol Sergio Pereira (Parolin) e Luís Leão (Kart Republic) a dividirem as posições seguintes nas duas corridas.
Assim, Miguel Silva largou na frente do pelotão na Pré-Final de domingo, tendo Sergio Pereira a seu lado na primeira linha da grelha. Com mais uma corrida irrepreensível, o piloto da equipa PPRT manteve o seu fim de semana praticamente perfeito, apesar da forte pressão de Luís Leão até aos derradeiros metros da corrida, com o piloto da Cabo do Mundo Kart Team a registar ainda a volta mais rápida (44,755s). O sul-coreano Kim Hwarang (DR) surpreendeu ao conseguir o 3.º lugar, na frente de um determinado Henrique Cruz (Kart Republic), que recuperou oito posições durante a Pré-Final. Sergio Pereira, que tinha sido o 3.º a cortar a linha de meta, desceu ao 5.º lugar devido a uma penalização por danos na carenagem frontal, terminando na frente do compatriota Manuel Diz (Kosmic), de Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e do líder do campeonato à chegada a Viana, Luís Alves (Kart Republic), pilotos que fizeram excelentes recuperações durante a Pré-Final. Frederico Peters (Kart Republic) começou o dia com um 9.º lugar e Manuel Silva (Kart Republic) subiu cinco posições para fechar o top 10.
As 17 voltas da Final foram muito disputadas e assistiram a uma exibição notável de Luís Leão, que perseguiu o líder inicial, Miguel Silva, até conseguir assumir o comando da corrida, à passagem da 11.ª volta. O jovem piloto do Porto, estreante na categoria X30, obteve a primeira vitória na categoria-rainha do CPK, na frente de outro dos grandes protagonistas do fim de semana, Manuel Silva. Autor de uma excelente recuperação na segunda manga de qualificação e na Pré-Final, Manuel Silva manteve a agressividade na Final e ganhou oito posições ao longo da corrida, vindo a terminar no 2.º posto e com a volta mais rápida da corrida (44,750s).
Depois de ter dominado as mangas de qualificação e a Pré-Final, Miguel Silva concluiu o fim de semana com um 3.º lugar importante para as contas do campeonato, que passa a liderar. Kim Hwarang assegurou um positivo 4.º lugar, na frente de Luís Alves, que também conseguiu recuperar do azar na primeira manga, subindo ao top 5 na Final. O espanhol Alvaro Montegro (Tonykart) foi 6.º classificado, seguido por Frederico Peters, Sérgio Pereira, Santiago Ribeiro (Birel ART), que recuperou nada menos de 15 lugares na Final, e David Sobreiro, que completou o top 10 em Viana do Castelo.

Categoria Júnior
Duarte Pinto Coelho (Charles Leclerc) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados (46,188s) da categoria Júnior em Viana do Castelo, dividindo depois as vitórias nas mangas de qualificação com Rodrigo Testa (Kart Republic).
Duarte Pinto Coelho largava na frente para a Pré-Final, mas Testa acabou por se impor ao piloto da RAC e a Diogo Martins (Tonykart), três pilotos que já tinham estado em destaque nas mangas. O regressado Lourenço Marques (Charles Leclerc) e Tomás Martins (DR) terminaram a Pré-Final logo atrás de Diogo Martins, com Tomás Martins a registar mesmo a volta mais rápida da corrida (46,518s).
Assim, Rodrigo Testa partiu da pole-position para a Final e depois encetou uma emocionante batalha com Duarte Pinto Coelho, Diogo Martins e Tomás Martins ao longo das 17 voltas da corrida decisiva. Três pilotos passaram pela liderança, mas Rodrigo Testa conseguiu segurar o comando nas últimas cinco voltas, juntando a vitória na Final à volta mais rápida (46,486s). Diogo Martins também esteve em excelente plano ao longo do fim de semana e assegurou o 2.º lugar, na frente de Duarte Pinto Coelho, que com este resultado mantém o comando do campeonato. Tomás Martins também esteve na luta pela vitória e terminou em 4.º, com José Pinheiro (Parolin) a completar o top 5, na frente do sul-coreano Kim Junho (DR). Mais azarado, Lourenço Marques lutou pelos lugares cimeiros no sábado, mas na Final de domingo atrasou-se nas voltas iniciais e concluiu o fim de semana no 7.º lugar. José Miguel (Sodikart) e Francisco Costa (Parolin) foram penalizados em cinco segundos, por danos na carenagem frontal, terminando, respetivamente, no 8.º e 9.º lugares em Viana do Castelo.

Categoria Juvenil
Santiago Alves (Birel ART) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria Juvenil, completando a sua melhor volta em 49,598s aos 1117 metros do traçado minhoto, enquanto nas duas mangas de qualificação venceu Rodrigo Vilaça (Tonykart).
Rodrigo Vilaça largou da pole-position na Pré-Final, tendo a seu lado Noah Monteiro (Kart Republic) na grelha de partida, enquanto da segunda linha partiram Tomás Gomes (Parolin) e Gustavo da Silva (Bierl ART).
Na Pré-Final, disputada em 11 voltas, Rodrigo Vilaça liderou até à sétima volta e depois foi alternando o comando com Noah Monteiro, tendo este acabado por levar a melhor numa corrida emocionante até final, em que Rodrigo Vilaça e Tomás Gomes – autor da volta mais rápida em 49,959s – terminaram imediatamente a seguir nas segunda e terceira posições, respetivamente.
Na luta pelo quarto lugar, Martim Marques (Charles Leclerc) levou a melhor, terminando logo a seguir Santiago Alves e Manuel dos Santos (Parolin), respetivamente. Diogo Caetano (Birel ART) garantiu a sétima posição, na frente de Pedro Cachada (Birel ART) – penalizado com cinco segundos por danos na carenagem frontal –, Rodrigo Ferreira (Charles Leclerc) e Martim Hatzakis (DR), que fechou o top-10. Gustavo da Silva (Birel ART) tinha terminado na 10.ª posição, mas também foi penalizado com cinco segundos por danos na carenagem frontal e caiu para o 11.º lugar.
Na Final, disputada em 15 voltas, Noah Monteiro partiu da pole-position e conseguiu resistir aos ataques de Rodrigo Vilaça que tinha, no seu encalce, Tomás Gomes e Martim Marques. Na última volta, Rodrigo Vilaça ainda tentou passar para o comando, mas Noah Monteiro revelou-se mais forte e foi o primeiro a ver a bandeira xadrez. Rodrigo Vilaça e Tomás Gomes – autor da volta mais rápida em 49,847s –, terminaram logo a seguir, praticamente colados à traseira do kart do piloto da Maia.
Diogo Caetano garantiu a quarta posição e Martim Marques, que até ao último terço da corrida rodou no grupo dos três primeiros, acabou por fechar o top-5.
Santiago Alves foi sexto classificado, Manuel dos Santos, Pedro Cachada, João Maria Pereira e Rodrigo Ferreira, que fechou o top-10.

Categoria Cadete 4T
Martim Meneses (Topkart) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria Cadete 4T em Viana do Castelo, com uma volta em 56,933s, conseguindo depois duas vitórias nas mangas de qualificação, onde foi sempre seguido por Tomás Fernandes (Praga) e Guilherme Morgado (EKR).
O jovem madeirense largou, assim, na frente para a Pré-Final, mas Tomás Fernandes surgiu muito forte triunfou, registando ainda a melhor volta da corrida (57,171s). Martim Meneses foi 2.º classificado, seguido de muito perto por Guilherme Morgado, enquanto Lourenço Rocha (Sodikart) terminou no 4.º posto, na frente de Francisco Oliveira (EKR), penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores de partida.
Na Final, Tomás Fernandes e Martim Meneses lutaram pela vitória ao longo das 11 voltas, com vantagem para o piloto do Porto, que conseguiu o primeiro triunfo da época e registou ainda a melhor volta da corrida (57,098s). Martim Meneses, que tinha sido o principal protagonista do dia de sábado, reforçou o comando do campeonato com o 2.º lugar, enquanto Guilherme Morgado também voltou a mostrar o seu valor com mais um top 3. Francisco Oliveira conseguiu o 4.º lugar em Viana do Castelo e Lourenço Rocha completou o top 5.

Categoria Iniciação
Na categoria Iniciação, Xavier Lázaro Correia (Birel) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados ao completar a melhor volta em 1m21,529s aos 1117 metros do traçado minhoto, tendo depois ganho as duas mangas de qualificação.
Xavier Lázaro largou da pole-position na Pré-Final, tendo a seu lado Francisco Correia (FA), enquanto da segunda linha partiram Francisco Iglésias (Parolin) e Leonor Rocha (Parolin) e da terceira Guilherme Santos (Intrepid) e Duarte Vaz (Parolin).
Na Pré-Final, disputada em 4 voltas, Xavier Lázaro liderou de princípio a fim e com a volta mais rápida em 1m23,050s, tendo Francisco Iglésias e Duarte Vaz sido os segundo e terceiro classificados, respetivamente. Francisco Correia, Leonor Rocha e Guilherme Santos viram-se envolvidos em incidentes, sendo obrigados a abandonar ainda no decorrer da primeira volta.
Na Final, disputada em 5 voltas, Xavier Lázaro partiu, naturalmente, da pole-position e dominou a corrida por completo e assinou a volta mais rápida, com o registo de 1m21,870s. Francisco Correia largou da quarta posição e terminou no segundo lugar, enquanto Francisco Iglésias – que ainda rodou no segundo posto – foi o terceiro classificado. Leonor Rocha garantiu a quarta posição, Guilherme Santos e Duarte Vaz fecharam o top-6.
A terceira prova está agendada para 19 e 20 de setembro e será disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com a organização a cargo da ACDME.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
Autosport

GRÁTIS
BAIXAR