/formula1/ross-brawn-as-novas-regras-vao-aumentar-as-ultrapassagens/
Ross Brawn: “As novas regras vão aumentar as ultrapassagens” | AutoSport

Ross Brawn: “As novas regras vão aumentar as ultrapassagens”

Por a 1 Maio 2008 11:45

Uma coisa é certa: Os monolugares serão forçosamente diferentes, já que os apêndices aerodinâmicos serão reduzidos drasticamente. Isto irá, obviamente, permitir que os pilotos rodem mais juntos, pois não “precisam” de tanto espaço livre à sua frente para andarem “pregados” à pista, e isto irá, possibilitar mais ultrapassagens.

“Os monolugares terão muito menos força aerodinâmica, e, logicamente, os pilotos sentir-se-ão mais confortáveis para rodar na traseira do monolugar que os antecede. De qualquer forma, há muitas razões que nos levam a pensar que será melhor, no entanto, se irão existir “efeitos secundários” que não antecipámos, temos de esperar para ver.”, referiu Ross Brawn.

Há uma situação que as equipas têm de contar e passa pelo tempo que os pilotos irão perder na volta de regresso à pista depois de uma mudança de penumáticos, já que com a proibição de “cobertores”, essa volta será forçosamente muito lenta, e isso irá ter implicações na estratégia de corrida, já que todas as equipas irão tentar reduzir ao máximo as paragens nas boxes para mudança de pneus. Contudo, Brawn, tem uma opinião mais optimista:

“Julgo que essa situação levará a que existam mais estratégias distintas de corrida, e não estou de acordo quando dizem que a estratégia passará unica e exclusivamente pela poupança de combustível. Não me parece que quem conseguir realizar mais séries de voltas sem reabastecer seja o vencedor. Aliás, toda a gente há muito tempo que “pede” ultrapassagens. Agora imaginem os pilotos que saem das boxes, durante duas ou três voltas estarão muito vulneráveis a ultrapassagens, e elas vão mesmo suceder. É o que todos querem.”, referiu Ross Brawn.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1