Red Bull e Williams com motores Cosworth

Por a 22 Outubro 2009 11:19

A Red Bull e a Williams vão passar a utilizar motores da Cosworth em 2010, depois de ambas terem interrompido as negociações que mantinham com a Renault e da Mercedes ter informado Christian Horner que a McLaren vetava o fornecimento dos motores alemães à equipa de Milton Keynes.

Uma decisão surpreendente, pois os dados que se conhecem do motor inglês não são muito animadores, mas que se explica por Frank Williams e Dietrich Mateschitz terem feito um acordo com a Cosworth em que se comprometem a pagar pelo desenvolvimento do V8 inglês, mas ficando com prioridade de tratamento face às restantes quatro equipas que vão usar o mesmo motor em 2010 – Lotus, Virgin, Campos e Team US F1.

A decisão da Red Bull foi tomada apenas na passada terça-feira, quando lhe foi comunicado oficialmente que a Mercedes não lhe poderia fornecer motores devido ao veto da McLaren, enquanto a Williams já tinha optado pelo mesmo caminho na semana anterior, depois de ter concluído que o Cosworth tem mais potencial para ser desenvolvido que o motor da Renault, até porque a FIA está a facilitar imenso a vida ao construtor de Northampton.

Muito trabalho pela frente

Tendo uma arquitectura substancialmente diversa das dos restantes motores, o Cosworth vai obrigar Adrian Newey e Sam Michael a trabalharem de forma intensa para conseguirem uma boa integração do V8 inglês nos seus chassis de 2010, pois ambos estavam a ser projectados com os motores da Renault e da Mercedes em mente. As necessidades de refrigeração do Cosworth também são muito diferentes das dos outros motores, pelo que o tratamento dos flancos e de toda a parte posterior dos chassis vai implicar um enorme trabalho das equipas técnicas das duas equipas.

Por isso nem Newey nem Michael fizeram a deslocação ao Brasil e o mesmo deverá acontecer em Abu Dhabi, pois todo o tempo é pouco para terem os carros prontos na fase final do próximo mês de Janeiro. Recentemente Sam Michael explicou que, “o Ross Brawn demonstrou de forma cabal que é possível mudar de motor bastante tarde e ainda fazer um belíssimo trabalho no projecto do carro, mas é evidente que é preferível ter mais tempo para preparar a nova temporada do que ter de redesenhar uma parte importante do chassis a dois ou três meses de o colocar em pista.”

Com a conclusão destes dois acordos a Cosworth prepara-se para ser o único fornecedor de motores a utilizar duas motorizações distintas em 2010, dando as últimas especificações à Red Bull e à Williams e reservando para as restantes quatro equipas versões menos evoluídas do seu V8. Uma situação que poderá levantar alguma polémica junto das novas equipas e poderá mesmo ajudar o Team US F1 a romper o seu contrato com os ingleses e ligar-se à Toyota, como tem vindo a tentar fazer, sem custos, há já alguns meses.

Luís Vasconcelos

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado