Poderá bater-se o recorde do GP do Mónaco 1996?

Por a 10 Março 2014 11:48

Segundo alguns observadores o GP da Austrália de Fórmula 1 pode entrar na história por más razões. O GP do Mónaco de 1996 continua a ser a corrida em que terminaram menos monolugares, quatro, mas há quem diga que esse recorde pode ser batido no próximo domingo em Melbourne. Por tudo o que já se viu na pré-época, ninguém vai descansado para a Austrália com a fiabilidade dos seus monolugares, e por isso, pode fazer-se história. Não é desejável, mas pode acontecer. Recorde o que sucedeu no Mónaco em 1996.

No GP do Mónaco de 1996 Michael Schumacher partia da pole position , seguido de Hill, Alesi e Berger e eram muitos os que acreditavam na forte probabilidade do piloto alemão vencer. Quem parecia definitivamente arredado de qualquer hipótese de alcançar um bom lugar era Olivier Panis, apenas 14º na grelha de partida, já que apenas tinha efetuado uma volta lançada na qualificação, devido a problemas no motor Mugen-Honda do seu carro. Mas o francês deu um ar da sua graça ao conseguir o melhor tempo no warm up. Antes de a corrida se iniciar abateu-se um violento temporal sobre o principado, mas quando a grelha de partida foi formada a pista começou a secar, o que causou sérios problemas às equipas quanto à escolha dos pneus adequados. Mesmo assim, todos optaram por partir com pneus para chuva, com exceção de Verstappen que apostou em slicks.

Dada a partida, Hill superiorizou-se aos seus adversários e alcançou o primeiro lugar, posição que foi consolidando com o decorrer da corrida. Panis estava em 12º, mas conseguia ganhar alguns lugares e, quando parou nas boxes para mudar de pneus e para um rápido reabastecimento, ocupava o 7º lugar. Saiu para a pista em 4º e na volta 35 passou Irvine e aproximou-se de Hill, então o 2º classificado, com Alesi no comando da corrida. Entretanto, Hill partia o motor Renault do seu Williams e o piloto francês da Ligier/Mugen-Honda alcançava o 2º posto. Após um pião no óleo deixado na pista pelo monolugar de Hill, Panis desistiu dos seus intentos de alcançar Alesi, já que a diferença entre os dois cifrava-se em 30 segundos. Mas a reviravolta estava ao virar da esquina e Alesi foi forçado a entrar nas boxes com a suspensão traseira do Benetton/Renault danificada.

Olivier Panis nem queria acreditar que acabava de vencer o seu primeiro (e único) Grande Prémio. A tradição estava quebrada e alguém que não tinha partido da primeira fila, mas sim da sétima, tinha acabado por triunfar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado