Pirelli escolhe pneus médios e duros para enfrentar o exigente GP de Espanha

Por a 5 Maio 2014 14:46

A Fórmula 1 começa no próximo fim de semana a sua época europeia com uma corrida tradicionalmente importante, o GP de Espanha. Para enfrentar o rápido traçado de alta energia e curvas velozes que coloca altas forças aos pneus, a Pirelli elegeu os dois compostos mais duros da sua gama, os médios e duros.

O diretor desportivo da Pirelli, Paul Hembery, frisou que “Barcelona fornece a representação mais precisa da forma que a época irá tomar, porque um monolugar que esteja bem lá deve estar bem em qualquer outro lado. O mesmo é verdadeiro para os pneus, porque o circuito espanhol é um dos mais exigentes em que corremos durante o ano. Curvas longas e rápidas como a terceira colocam uma grande quantidade de energia aos pneus, e como resultado a degradação é alta”.

Continuando a falar das características do traçado catalão, o responsável lembrou o asfalto abrasivo e o clima que pode ser quente, tudo dados que “irão aumentar a carga de trabalhos para os pneus ainda mais. No passado, vimos até quatro paragens em Espanha. Com as mudanças que introduzimos nos pneus este ano, não deveremos ver mais do que três na maioria dos pilotos”. Jean Alesi, piloto consultor da Pirelli, também falou da alta exigência de Barcelona para os pneus, acrescentando que “ter a afinação ideal é absolutamente essencial para controlar a degradação. O outro problema vem da travagem em aceleração: Com os pneus desgastados também demora mais a travar e encontrar tração na saída das curvas”.

Com a ausência de testes de pré-época em Barcelona este ano, equipas e Pirelli chegam menos informadas do comportamento dos novos monolugares no traçado espanhol. Sabe-se que os pneus do lado esquerdo são os mais exigidos, sobretudo na traseira, devido à alta tração, sendo as forças laterais em ambos os pneus esquerdos a segunda mais alta da época. A temperatura da superfície dos pneus pode atingir até 130ºC, e perante a existência de uma única reta são poucas as hipóteses de arrefecimento.

Para enfrentar estas características, a Pirelli leva à Catalunha os pneus duros, desenhados para as condições mais extremas e quintes do ano, e os compostos médios concebidos para trabalharem com eficácia em várias condições. Os italianos visam desta forma assegurar a existência de uma solução para uma vasta gama de situações possíveis de sentir em Barcelona. Nas últimas dez edições do GP de Espanha, oito dos autores da pole position triunfaram, comprovando a dificuldade de se ultrapassar em Montmeló. Na temporada passada, Fernando Alonso venceu no seu Ferrari, adotando uma estratégia de quatro paragens, e tornou-se recordista ao ser o único da história a vencer a corrida catalã partindo de quinto.

Escolhas de pneus da Pirelli para 2014 até agora:

GP da Austrália: Macios e Médios

GP da Malásia: Médiso e Duros

GP do Bahrein: Macios e Médios

GP da China: Macios e Médios

GP de Espanha: Médios e Duros

GP do Mónaco: Supermacios e macios

GP do Canadá: Supermacios e macios

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1