Novas equipas de F1: USF1 ou o sonho americano

Por a 12 Novembro 2009 11:48

Desde 2006 que Ken Anderson e Peter Windsor estão a trabalhar no projecto do Team US F1. Ainda antes de Mosley apresentar a peregrina ideia de uma limitação de orçamentos, o projecto americano já estava em andamento, depois de terem sido angariados os 22 milhões de dólares que Anderson considerava necessários para arrancar. Isto depois de terem falhado as tentativas para correr em 2007 com o apoio da BMW americana e em 2008 com o apoio da Honda local.

Com vitórias em todas as categorias de topo nos Estados Unidos, Anderson quer provar que é possível ser competitivo na F1 com um orçamento substancialmente inferior ao que as equipas tradicionais utilizam e, também, com muito menos funcionários. Uma forte aposta na contratação de serviços externos leva a que Anderson pretenda que, “a equipa não exceda os 120 elementos na base com outros 30 na Europa, em Aragon, pois este é o número mínimo para podermos fazer um trabalho de qualidade.”

A contratação de Bernard Ferguson como consultor deu boa publicidade à equipa, mas só uma terceira inspecção da FIA à base em Charlotte é que convenceu a Federação que esta equipa é mesmo uma realidade, mesmo se ainda não tem patrocinadores conhecidos, apesar de alguns dos seus investidores terem meios mais do que suficientes para garantir o futuro da equipa.

Resta ver se o desejam ou se os 60 milhões de dólares que Anderson considera necessários terão de vir de patrocinadores.

Anderson e Windsor já renunciaram à ideia de só ter pilotos americanos – até porque nenhum dispõe de super-licença – e é cada vez mais provável que corram em 2010 com dois estrangeiros, com Jonathan Summerton e Alexander Rossi a terem a possibilidade de serem pilotos de testes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado